03/03/2020 09:43 Há 4 anos

MP instaura inquérito para apurar falta de agentes penitenciários em Dourados



São apenas 12 agentes plantonistas para cuidar de cerca de 2.700 presos

O Ministério Público do Mato Grosso do Sul (MPE-MS) instaurou no último dia 27, um inquérito civil para investigar a falta de agentes penitenciários na PED (Penitenciária Estadual de Dourados). São cerca de 2.700 presos para 12 agentes plantonistas.

De acordo com o promotor de justiça responsável pela ação, Juliano Albuquerque foram feitos denúncias de profissionais da área e também visitas no presídio que apontam superlotação e déficit de servidores.

Uma tentativa de fuga em massa registrada no final de setembro do ano passado foi uma das causas que motivou a abertura do procedimento. Na ocasião, nove presos serraram grades de duas celas e conseguiram sair para o pátio de onde lançaram uma corda sobre a muralha. Um deles conseguiu fugir.

Outro problema enfrentado é a grande quantidade de materiais ilícitos (drogas, armas e celulares) que sempre são encontrados durante operações pente fino da Agepen e tropa de choque. Em entrevista ao Dourados Agora, o presidente Sindicato dos Agentes Penitenciários, André Santiago, relatou que é grave o problema de segurança na PED.

"Temos só 10 agentes plantonistas para cuidar de 2.600 presos. Sendo que 600 detentos ficam trabalhando no pátio, momento que recebem os objetos arremessados para dentro do presídio, com poucos agentes fica difícil controlar a entrada dos materiais proibidos", explicou.

Santiago destacou que a categoria reivindica convocação imediata dos aprovados no concurso público ao cargo de agente penitenciário. Porém de acordo com a Agepen, a convocação dos novos servidores tem sido feita por etapa, de acordo com a possibilidade orçamentária do Estado.
(Dourados Agora)

Veja também

Olá, deixe seu comentário para MP instaura inquérito para apurar falta de agentes penitenciários em Dourados