13/05/2020 19:25 Há 4 anos

Indígena funcionária de frigorífico em Dourados testa positivo para coronavírus



Da redação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) comunica, nesta quarta-feira (13), o primeiro caso confirmado de coronavírus em uma aldeia indígena de Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma mulher de 35 anos, da aldeia Bororó/Jaguapiru, em Dourados. Ela está em isolamento domiciliar

A paciente trabalha em um frigorífico do grupo JBS. Logo após ser comunicada do resultado do exame, a SES entrou em contato com a diretoria da empresa, que acionou, de imediato, o plano de contingência interno da empresa.

A SES, a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados, o DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) e a JBS estão fazendo o levantamento com as informações de todas as pessoas que tiveram contato com o caso confirmado. Essa rede de contato está sendo avaliada para rastreio e intervenção, tanto da aldeia, como fora dela e fará exames para o covid-19.

O caso traz preocupação considerando que Dourados possui a maior população deste grupo do Estado, totalizando 17,3 mil indígenas. "Toda equipe de saúde está trabalhando para conter o avanço da doença", reforça o titular da pasta, Geraldo Resende.

A partir deste primeiro caso registrado, o plano de ação da saúde indígena passa para a segunda etapa na qual será feita ampla testagem na população indígena.

JBS
Em nota encaminhada ao Dourados Agora, a JBS informou que desde o início da pandemia no Brasil tem se pautado pelo absoluto foco na saúde, segurança e proteção dos seus colaboradores para o enfrentamento à Covid-19 em suas unidades. Tão logo teve a confirmação do primeiro caso de Covid-19 em sua planta de Dourados-MS, a empresa acionou todas as medidas previstas em seu protocolo - a colaboradora segue afastada desde o início dos sintomas e tem recebido atendimento e apoio integral a ela e seus familiares até o seu pronto restabelecimento.

A JBS vem atuando em conjunto com a Vigilância Sanitária, SES – Secretaria Municipal de Saúde de Dourados e Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul em ações de identificação e controle da Covid-19. Desde o primeiro momento, a empresa tomou medidas efetivas para prevenção dos colaboradores, incluindo o monitoramento intensivo e afastamento de casos suspeitos ou de risco para avaliação médica e acompanhamento.

A Companhia esclarece ainda que adota todas as ações de proteção para garantir a máxima segurança dos seus colaboradores em cumprimento às medidas recomendados pelos órgãos de saúde do Brasil e do mundo e de acordo com a orientação de especialistas do Hospital Albert Einstein e de médicos especializados contratados pela empresa – saiba mais no link:JBS

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Indígena funcionária de frigorífico em Dourados testa positivo para coronavírus