23/10/2021 20:49 Há 3 anos

Comissão Eleitoral determina que Ewerton Brito pare de espalhar fake news durante campanha da OAB



Em entrevista candidato mentiu para prejudicar o concorrente Beto Teixeira, da Chapa 10 e por conta disso foi intimado a cessar imediatamente as publicações

Comissão Eleitoral determina que Ewerton Britopare de espalhar fake news durante campanha da OAB

 

Depois de espalhar fake news durante entrevista para site de notícias de Dourados, Ewerton Brito, um dos candidatos à presidência da OAB Dourados e Itaporã foi notificado pela Comissão Eleitoral para que pare de espalhar mentiras sobre o concorrente Beto Teixeira, da Chapa 10 – A Mudança Não Pode Parar.

Brito que tem no grupo político o sócio de escritório Felipe Azuma, ex-presidente da 4ª Subseção da OAB Dourados e Fernando Duque Estrada também ex-presidenteda Ordem, fez afirmação mentirosa com intuito de prejudicar o concorrente Beto Teixeira. Por conta dessa fake news foi interposto um pedido de impugnação contra ele, pelo departamento jurídico da Chapa 10.

A liminar requerida foi concedida pela Relatora designada pela Comissão Eleitoral na tarde deste sábado, determinando que “a chapa do candidato Ewerton Brito e seus integrantes cessem imediatamente o compartilhamento, a divulgação e replicação da referida entrevista pelas redes sociais e demais meios virtuais”.

A Liminar também determina que o site de notícias que promoveu e veiculou a entrevista seja comunicado e cesse a divulgação ou exclua a fala mentirosa de Ewerton Brito da página. “Sob pena de multa diária, a ser determinada nojulgamento do mérito”.

Na entrevista Brito acusou a atual gestão, incluindo Beto Teixeira, candidato a presidente da Chapa 10, de “ter trazido a política partidária para dentro da OAB e ocupado cargo público enquanto diretor da Ordem”. A fala além de mentirosa compromete a dignidade da Instituição e tem o objetivo direto de ofender a honra e a imagem do candidato adversário.

Comissão Eleitoral determina que Ewerton Britopare de espalhar fake news durante campanha da OAB


Ao invés de divulgar propostas, o intimado usou o espaço na mídia para ser desrespeitoso e apresentar conteúdo falso para descredibilizar o oponente tentando vincular a imagem de Beto Teixeira a política partidária, afirmando que o mesmo teria ocupado cargo público durante a participação na atual gestão da OAB. Acontece que durante todo o período que está como Secretário-geral da 4ªSubseção, Beto nunca acumulou função ou cargo dentro da administração pública.

Comissão Eleitoral determina que Ewerton Britopare de espalhar fake news durante campanha da OAB

Diante da fake news, a chapa de Ewerton Brito foi intimada pela Comissão Eleitoral para cumprir imediatamente a decisão proferida liminarmente, bem como para tomar ciência para representar e apresentar a defesa.

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Comissão Eleitoral determina que Ewerton Brito pare de espalhar fake news durante campanha da OAB