27/05/2021 21:11 Há 3 anos

Alan detalha novo fluxo na saúde para UPA só atender Covid-19 por 16 dias



O prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), recorreu às redes sociais da prefeitura na noite desta quinta-feira (27) para anunciar um novo fluxo de atendimentos na rede médica do município, pelo prazo de ao menos 16 dias. Toda a reestruturação visa possibilitar que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 Horas fique restrita ao tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Segundo o chefe do Executivo município, o agravamento da pandemia, com 31.200 casos confirmados e 486 óbitos, tem pressionado a capacidade de atendimento e causado bastante dificuldades. “Essa alteração de fluxo é temporária, não é permanente, apenas para atender esse agravamento e essa pressão que nossa rede tem recebido nos últimos dias. Hoje, 53 pessoas estão aguardando leito de UTI na nossa macrorregião, 25 de fora e 28 de Dourados. Temos quase 500 mortes de residentes em Dourados. É um número expressivo nesse tempo tão difícil”, declarou. Pelo novo fluxo anunciado nesta noite, o PAM e a Seleta vão atender de domingo a domingo até 22h. No caso da Seleta, serão prestados atendimentos clínicos de baixa complexidade. Já as síndromes respiratórias terão dois fluxos, um no PAM das 6h às 22h, depois disso entra na regulação e de acordo com a necessidade vai ser regulada para alguma outra unidade, Hospital da Vida, UPA ou conveniados. “Estamos tirando todo atendimento de ala verde e pediatria da UPA. Vai ser realizado no Hospital da Vida, porta aberta para atendimento de pediatria. Não temos condição de manter esse atendimento na UPA com um número tão grande de pessoas atendidas com Covid naquela unidade”, informou o prefeito. Ele detalhou ainda que atendimentos clínicos de área verde serão realizados na tenda que foi posicionada na frente do Hospital da Vida. “Ali vai ser feita a triagem. São duas tendas, uma com maca e medicamentos para atendimentos”, pontuou. Já os atendimentos clínicos de alta complexidade, trauma, acidente, AVC, por exemplo, o chamado fluxo amarelo e vermelho, continuam referenciados no Hospital da Vida.

O prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), recorreu às redes sociais da prefeitura na noite desta quinta-feira (27) para anunciar um novo fluxo de atendimentos na rede médica do município, pelo prazo de ao menos 16 dias. 

 

Toda a reestruturação visa possibilitar que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 Horas fique restrita ao tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. 

 

Segundo o chefe do Executivo município, o agravamento da pandemia, com 31.200 casos confirmados e 486 óbitos, tem pressionado a capacidade de atendimento e causado bastante dificuldades.

 

“Essa alteração de fluxo é temporária, não é permanente, apenas para atender esse agravamento e essa pressão que nossa rede tem recebido nos últimos dias. Hoje, 53 pessoas estão aguardando leito de UTI na nossa macrorregião, 25 de fora e 28 de Dourados. Temos quase 500 mortes de residentes em Dourados. É um número expressivo nesse tempo tão difícil”, declarou. 

 

Pelo novo fluxo anunciado nesta noite, o PAM e a Seleta vão atender de domingo a domingo até 22h. No caso da Seleta, serão prestados atendimentos clínicos de baixa complexidade. Já as síndromes respiratórias terão dois fluxos, um no PAM das 6h às 22h, depois disso entra na regulação e de acordo com a necessidade vai ser regulada para alguma outra unidade, Hospital da Vida, UPA ou conveniados. 

 

“Estamos tirando todo atendimento de ala verde e pediatria da UPA. Vai ser realizado no Hospital da Vida, porta aberta para atendimento de pediatria. Não temos condição de manter esse atendimento na UPA com um número tão grande de pessoas atendidas com Covid naquela unidade”, informou o prefeito. 

 

Ele detalhou ainda que atendimentos clínicos de área verde serão realizados na tenda que foi posicionada na frente do Hospital da Vida. “Ali vai ser feita a triagem. São duas tendas, uma com maca e medicamentos para atendimentos”, pontuou. 

 

Já os atendimentos clínicos de alta complexidade, trauma, acidente, AVC, por exemplo, o chamado fluxo amarelo e vermelho, continuam referenciados no Hospital da Vida.

*Por Dourados News 

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Alan detalha novo fluxo na saúde para UPA só atender Covid-19 por 16 dias