PF deflagra Operação contra esquema de contrabando e lavagem de dinheiro
A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram na manhã desta quarta-feira (4), em Campo Grande, a Operação Uxoris, ação integrada conduzida pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários (Delefaz/MS) para desarticular um esquema estruturado de contrabando, descaminho, lavagem de dinheiro e atuação de organização criminosa. A ofensiva é resultado de uma investigação de longo prazo que reuniu provas sobre a atuação de um grupo especializado em trazer mercadorias estrangeiras ao país sem qualquer tipo de regularização fiscal ou aduaneira.
De acordo com as apurações, o esquema movimentava grandes quantidades de produtos importados ilegalmente, que posteriormente eram distribuídos em todo o Brasil por meio de marketplaces e lojas físicas instaladas em Campo Grande. As diligências revelaram ainda que o grupo utilizava o método conhecido como dólar-cabo para efetuar pagamentos das mercadorias no exterior, realizando remessas clandestinas de dinheiro por compensações financeiras irregulares, prática típica de lavagem e evasão de divisas.
A investigação também encontrou evidências de várias ações destinadas a ocultar a origem dos lucros ilícitos, com a criação de empresas de fachada e movimentações financeiras incompatíveis com as atividades declaradas.
Com base no pedido da Polícia Federal e parecer favorável do Ministério Público Federal, a Justiça Federal expediu nove mandados de busca e apreensão, cumpridos simultaneamente em Mato Grosso do Sul e São Paulo, tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais ligados ao grupo.
A decisão judicial determinou ainda o sequestro e a indisponibilidade de bens, entre imóveis, veículos, contas bancárias e valores, pertencentes a 20 pessoas físicas e jurídicas, totalizando aproximadamente R$ 40 milhões. Também foram suspensas as atividades de 14 empresas utilizadas como parte do esquema criminoso.
O nome da operação faz referência ao ponto de partida das investigações: uma denúncia feita pela ex-esposa do suposto líder da organização, que informou à Polícia Federal que seus documentos teriam sido utilizados sem autorização para criar empresas de fachada destinadas a dar aparência legal às atividades ilícitas.
Em nota, PF e Receita ressaltaram que a ação reforça a atuação conjunta dos órgãos no combate à sonegação fiscal, aos esquemas de contrabando e aos crimes contra a ordem tributária e aduaneira em Mato Grosso do Sul, visando reduzir danos econômicos e coibir a concorrência desleal no comércio brasileiro
Olá, deixe seu comentário para PF deflagra Operação contra esquema de contrabando e lavagem de dinheiro