Morre o publicitário Washington Olivetto aos 73 anos
O publicitário Washington Olivetto morreu neste domingo (13), no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa de Olivetto.
O Hospital Copa Star, onde o publicitário estava internado, emitiu nota lamentando a morte e se solidarizando com a família e amigos. Contudo, não foi autorizado divulgar mais detalhes.
O publicitário tinha 73 anos e foi responsável por algumas das campanhas publicitárias mais marcantes do país.
Ao lado dos sócios Javier Llussá Ciuret e Gabriel Zellmeister, Olivetto fundou em 1986 a agência W/Brasil.
Uma das características marcantes de seus trabalhos era a musicalidade. Em comerciais para a marca de sandálias Grendene Rider, Olivetto trouxe a voz de artistas como Jota Quest e, em mais de uma ocasião, de Tim Maia. Em duas ocasiões, “o síndico” estampou as campanhas com os sucessos “Descobridor dos Sete Mares” e “Como Uma Onda”, composta por Lulu Santos.
Mas o seu reconhecimento estava em campanhas marcantes, que alcançaram reconhecimento internacional.
No vídeo Hitler (1989), feito para a Folha de S.Paulo, a discussão gira em torno de como meias verdades podem manipular informações. Já em Primeiro Sutiã (1987), para a Valisère, a campanha tocou em tabus e buscou naturalizar a conversa sobre puberdade e amadurecimento feminino.
Os dois são os únicos comerciais brasileiros selecionados pela jornalista norte-americana Berneci Kanner na lista dos 100 maiores comerciais da história.
Tendo recebido quase mil prêmios em sua história, a W/Brasil chegou a ser a maior agência em faturamento do país e uma das mais reconhecidas do mundo. Olivetto é inclusive o único publicitário não anglo-saxão no Hall da Fama do The One Club de New York e no Lifetime Achievement.
A empresa ainda chegou a ter braços nos Estados Unidos, Espanha e Portugal.
Em 2010, a agência norte-americana McCann Erickson, um dos maiores conglomerados de publicidade do mundo, anunciou fusão com a W/Brasil, que passou a ser conhecida como W/McCann, onde serviu como presidente do conselho. Quando formada, a marca era uma das 5 maiores agências do Brasil e a maior do Rio de Janeiro.
Outro destaque dele foi em 1981, quando Olivetto integrou o movimento que fundadou a Democracia Corinthiana, que contestou a Ditadura Militar ao final do regime. Já em 2013, a Gaviões da Fiel o homenageou em desfile de Carnaval, cujo tema era a história da publicidade brasileira.
Em atualização
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