11/03/2020 18:04 Há 4 anos

Como se trajar num ambiente de trabalho 1° parte!



No primeiro capitulo estaremos falando de imagem profissional.

A postura de um profissional deve ser de acordo com a sua função e local em que trabalha, e isto vai desde roupas, perfumes, maquiagens, etc.

 

Procuro especificar em linguagem simples, popular para que todos entendam.

Você compraria perfume de quem não estivesse cheirando bem.

Você compraria um refrigerante se visse o vendedor tomando o refrigerante do concorrente.

Você compraria uma grife se a vendedora estivesse vestida com a grife da loja do lado.

Ontem eu estava em uma loja de grife de um shopping com ambiente refinado e restrito, quando tocou o celular da vendedora num volume extremo e com uma músicaatual, engraçada e de dupla interpretação , por isto o toque do celular que você usa comercialmente ou durante o expediente deve ter os toques padrões, ou deixar no silencioso.

A vendedora e a supervisora ficaram totalmente sem graça e sem ação.

São coisas simples, como ter aparência e comportamentos discretos.

Finesse em seus gestos.

Outra coisa é ser agradável, ser positivo, ser coerente com o ambiente, produto e empresa em que trabalha.

Não é muito difícil se comportar desta maneira.

Vamos dar algumas dicas

- Use sempre perfume suave, que não polua o ambiente, perfume forte demais é tão ruim, quanto o cheiro de suor.

- Use roupas elegantes, isto não significa roupas caras, e sim roupas graciosas, mas discretas, e aí em muitas ocasiões ente o jeans de sempre.

- Você até pode usar Jeans, manchado, rasgado e até mesmo todo escrito. Mas, sem exageros.

- Camisetas e camisa polo sem nada escrito ou pelo menos a grife.

- Ser jovem e bonita, inclui um rosto e corpo belo, as pessoas não precisam ver os seus seios ou barriga.

- Use roupas que se encaixam, por exemplo azul com branco, nada de vermelho com verde.

E o resumo de tudo quem tem de aparecer é você, seu talento, usar roupas que chamem a atenção mais que você, no mínimo vai te deixar em segundo plano.

A finesse é algo que deve estar sempre presente em nossas vidas, agradecer, aguardar ser chamado, ou ter autorização para sentar, não ficar ouvindo conversas, cumprimentar quando chega ou sai e sobretudo ter conversas que acrescentem na vida da pessoa;

Outra coisa cada faixa de idade tem que ter um procedimento, ser jovial não significa ser vulgar ou ridícula.

A sua conversa vai em muito a faixa de idade do seu cliente.

Um outro detalhe você tem que se vestir ou se comportar conforme os seus clientes esperam de você ou conforme o ambiente onde você trabalha.

Fazendo um breve resumo:

- Homens, calça jeans, camisetas (com manga), ou camisa polo com estampas discretas. Perfumes discretos, cabelo a seu gosto.

Quanto ao calçado de maneira geral pode usar tênis, botinas, mocassins, etc

Pode ter tatuagens, piercings, brincos etc.

Se for um local de atendimento a executivos que precisara ter uma aparência mais formal, aí terá que usar camisa de manga longa, calça social, cabelos bem penteados,importante nesse caso verificar com o seu gerente ou rh qual é a roupa e calçado adequados

 

- Mulheres, por causa do conforto deverá usar também o Jeans, blusinhas discretas e que não deixe a barriga e seios expostos.

O Uso do vestido é permitido, normalmente deixa as mulheres mais graciosas.

Saias curtas, decotes, roupas apertadas depende do ambiente em que trabalha, sempre bom verificar o gerente ou rh qual é a roupa ideal, principalmente se for empresa que atende a executivos.

Perfumes e maquiagens discretos.

Sandálias, tênis é o ideal usar rasteirinhas, botas com canos longos etc, depende do momento, do clima e do ambiente em que trabalha.

E a famosa rasteirinha, não é aconselhável, mas, se for bonita, pode ser desde que não a fique arrastando-a e deixando ela e os pés sujos.

Um detalhe importante que as pessoas não se preocupam é com o seu hálito, não existe coisa pior do que ficar conversando com uma pessoa com hálito ruim.

A grande dica é que você deve usar sempre aquilo que te deixe confortável, respeitando o local onde trabalha e o publico que atende, e as diretrizes da empresa.

O grande segredo da sensualidade é deixar escondido aquilo que pode causar desejos, com certeza isso certamente trará muito mais desejos. A imaginação vale mais que a imagem.

Outro detalhe quem tem de aparecer é o seu trabalho e a sua capacidade de realiza-lo com maestria.

Este é o primeiro artigo que iremos abordar sobre etiqueta empresarial que vai muito mais além do que a sua aparência.

 

Fernando Bigoni

Coach de carreira

bigoni@bigtreinamentos.com.br

 

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