Alô Dourados

Zélia Nolasco, de 52 anos, confirmou sua pré-candidatura à vereadora de Dourados pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Em entrevista ao Alô Dourados, ela destacou que como professora, acredita ter uma missão.

Nas eleições municipais de 2016, Zélia tentou o cargo de vice-prefeita da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, ao lado do então, candidato a prefeito, Renato Câmara. Em 2018, concorreu como candidata à deputada federal, mas sem sucesso.

“Em primeiro lugar, sou professora e como tal, acredito que tenho uma missão. A missão de transformar vidas ou de pelo menos, ajudar as pessoas as transformarem as próprias vidas. E, sinceramente, porque nada muda se não for por meio da política, aliás, da boa política. Eu acredito que posso contribuir com o desenvolvimento de Dourados e de MS. Precisamos ser protagonistas da nossa história”.

A professora também mencionou o protagonismo feminino na política que ainda é pequeno em todo o Brasil.

“Precisamos de uma representatividade que seja conhecedora de nossas necessidades, sem falar que as mulheres representam quase 52% do eleitorado brasileiro, só que o número é desproporcional ao número de candidatas e, principalmente, de candidatas eleitas. Nós que somos maioria em diversos setores da sociedade, nos tornamos quase invisíveis na política”, afirmou.

Momento político

Zélia disse ainda que é preciso eleger representantes políticos que tenham compromisso com o povo e que não façam da política, uma profissão.

“Eleitores e eleitoras, por favor, vamos mudar isso. E, mais, vamos eleger mais mulheres! Para que tenham vez e voz e que façam parte das decisões políticas também. É urgente que cada brasileiro assuma a responsabilidade que lhes cabe que é a de votar com seriedade e compromisso. Ressalto ainda que o voto continua secreto! Lá, na hora, é você e sua consciência! Não se venda, ou melhor, não venda seu voto! Pois, depois vai reclamar para quem?”, finaliza.

Biografia

Zélia Nolasco Freire nasceu em Dourados no dia 03 de março de 1968. É casada com Antônio Freire e tem dois filhos: Patrícia e Tales; avó de Ana Clara e da Gabriela. Filha de Zilda Nolasco e Paulo dos Santos (In memoriam). A família Nolasco é uma das famílias pioneiras que aqui chegaram e contribuíram para a consolidação da Cidade de Dourados. Seu avô Manoel Pedro Nolasco veio para Dourados em 1908 e aqui trabalhou e criou raízes. Uma família dedicada à Educação.

Zélia Nolasco é doutora (2009) em Letras pela Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), mestre (2003) em Teoria Literária também pela UNESP de Assis/SP e bacharel (2017) em Direito pela Universidade da Grande Dourados (UNIGRAN). Professora de Literatura e Teorias Literárias na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) desde 2000. Ministra aulas na Graduação, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional em Letras.

Atualmente, está coordenadora do ProfLetras. Escreveu e publicou vários livros, artigos científicos e foi articulista do Jornal O Progresso.

Exerceu a função de Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Letras, de 2010 a 2012, foi membro do Conselho Universitário da UEMS (COUNI) de 2010 a 2017, membro do Comitê de Pesquisa da UEMS, Área de Concentração Letras, Linguística e Artes; presidente da Comissão Docente Estruturante (CDE) do Curso de Letras/Espanhol por duas vezes e vice-presidente da Associação dos Docentes da Universidade de Mato Grosso do Sul (Aduems).

 
Veja também

Olá, deixe seu comentário para Zélia Nolasco confirma pré-candidatura à Câmara de Dourados