02/03/2023 10:18 um ano atrás

Vereador Laudir quer união para implantação de nova UPA 24h em Dourados



Da redação

O vereador Laudir Munaretto (MDB) afirmou que "passou da hora" de haver uma grande mobilização para que Dourados receba uma segunda Unidade de Pronto Atendimento 24h.

"Nós temos a necessidade e obedecemos, no que tange à densidade populacional, um dos principais critérios estabelecidos na Portaria Nº 10 de 28 de setembro de 2017, que redefine as diretrizes de modelo assistencial e financiamento dessa modalidade de atendimento em Saúde", ponderou o presidente da Câmara.

"Em 2014, quando foi inaugurada a UPA da Coronel Ponciano, mais de 6 mil pessoas receberam atendimento nos seus primeiros 18 dias de funcionamento, o que mostrou que havia uma demanda reprimida, tal como acontece hoje, com a superlotação na Unidade", avaliou o vereador.

Laudir Munaretto ressaltou que, havendo a alocação de recursos através de emendas parlamentares e outros mecanismos, pode ser implantada na cidade uma UPA Porte III, que disponibiliza de 13 a 20 leitos de observação e tem capacidade de atender até 450 pacientes por dia.

"A população na área de abrangência dessa modalidade é de 200 mil a 300 mil habitantes. É o caso de Dourados, que possui mais de 250 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística", destacou Munaretto.

As despesas de custeio mensal da UPA 24h são de responsabilidade compartilhada, de forma tripartite, entre a União, Estados e Municípios, sendo 50% da União, 25% Estado e 25% município.

"A Câmara quer se unir aos representantes na esfera estadual e federal para desatar esse ‘nó’ que se transformou a superação de capacidade do único local existente para manter pacientes em observação, por até 24 horas, para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica, e então encaminhar aqueles que não tiveram suas queixas resolvidas para internação em serviços hospitalares", conclamou Laudir, referindo-se ao principal papel das UPAs na estrutura do SUS.

Na segunda-feira, 27 de fevereiro, o vereador encaminhou um documento ao prefeito Alan Guedes (pp), ao governador Eduardo Riedel, aos deputados estaduais Zé Teixeira, Neno Razuk, Lia Nogueira e Renato Câmara, ao secretário de Estado de Saúde Maurício Simões Corrêa e ao secretário municipal de Saúde, Waldno Pereira de Lucena Junior.

A viabilização de uma segunda estrutura tem o intuito de diminuir as filas nos prontos-socorros, evitando que casos de menor complexidade sejam encaminhados para as unidades hospitalares, proporcionando mais agilidade nos atendimentos.

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Vereador Laudir quer união para implantação de nova UPA 24h em Dourados