31/03/2020 19:51 Há 4 anos

Transporte corpo de 1ª vítima por covid-19 tem forte aparato de proteção



Lidiane Berrocal “A Onça”

A Prefeitura de Dourados publicou  diretrizes para o velório e translado dos corpos de mortos com suspeita ou confirmação de covid-19. Foi na cidade o primeiro óbito pela doença do Estado. Uma idosa de 63 anos, com histórico de enfisema pulmonar morreu hoje (31) no Hospital da Cassems. A paciente, no entanto, era oriunda de Batayporã. Uma imagem enviada a reportagem mostra a funerária transportando o corpo com um forte aparato de cuidados. O translado foi feito pela funerária Parque Dourados.

“Quanto aos transportes dos corpos, orienta-se que os profissionais que atuam no transporte, guarda do corpo e colocação do corpo no caixão também devem adotar as medidas de precaução, que devem ser mantidas até o fechamento do caixão, além à limpeza e desinfecção, segundo os procedimentos de rotina  no caso dos veículos.  O velório cuja declaração de óbito conste como suspeição ou causa COVID-19 deve ser realizado com urna fechada.

Segundo o documento a duração dos velórios fúnebres não deve exceder duas horas e deve limitar-se a presença de no máximo dez pessoas concomitantemente no recinto, como estabelecido no decreto 23 de março de 2020. Não há informações de onde será o velório. 

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Transporte corpo de 1ª vítima por covid-19 tem forte aparato de proteção