11/09/2025 14:51 1 dia atras

STF forma maioria para condenar Bolsonaro por organização criminosa



Placar foi consolidado com voto da ministra Cármen Lúcia, que acompanhou o relator Alexandre de Moraes

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta quinta-feira (11), maioria para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo crime de organização criminosa. O entendimento foi consolidado com o voto da ministra Cármen Lúcia, que acompanhou o relator Alexandre de Moraes e reforçou a tese de que os oito réus apontados como integrantes do “núcleo central” da trama golpista devem responder por todos os crimes apresentados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

 


Além de Bolsonaro, outros nomes próximos ao ex-presidente também estão no centro das acusações. Entre eles, o ex-ajudante de ordens Mauro Cid e o general Walter Braga Netto, que já haviam recebido votos pela condenação em relação ao crime de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Luiz Fux foram os primeiros a se manifestar nesse sentido.

 


O julgamento, que expõe a gravidade da articulação golpista, reafirma a posição da Corte em defesa da democracia e do Estado de Direito. Com a maioria consolidada, a expectativa é de que a definição das penas ocorra em breve, encerrando uma das etapas mais relevantes do processo que envolve figuras centrais do bolsonarismo.

Veja também

Olá, deixe seu comentário para STF forma maioria para condenar Bolsonaro por organização criminosa