21/10/2019 15:35 Há 5 anos

RU/UFGD de cara nova



Da Redação

Restaurante Universitário

As Universidades Federais, históricamente, dentre todas as suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, o Restaurante Universitário (RU) sempre foi uma estrutura primordial ao apoio do universitário.
E apartir do Decreto no 7.234 de 19/07/2010 o Governo Federal institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES e os RU's passam a ser subsidiados por este recurso. Mas cabe ressaltar que mesmo com o contingenciamento, o Presidente da República manteve integralmente os recursos do PNAES com o custeio/investimento nesse programa.
Para entendimento do processo do RU UFGD, cabe um breve histórico dos fatos: em setembro de 2019 venceu o contrato com a empresa vencedora do último certame (Concorrência realizada em 2016 do tipo cessão de espaço público - locação). A empresa iniciou as atividades em 05/07/2016, com validade inicial de 12 meses. Devido ao cumprimento satisfatório dos termos contratuais e qualidade adequada, o contrato foi renovado por 2 vezes. Após a segunda renovação, a empresa começou a descumprir diversos termos contratuais. O fiscal e gestor do contrato procedeu a notificar a empresa e após pesquisa de satisfação, que apontou desempenho abaixo do mínimo exigido em contrato, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE) efetuou diversas tratativas com a empresa no sentido de chamá-los à responsabilidade de recompor e estabilizar o serviço, porém sem sucesso de intervenção e nada melhorou. Diante disso, foi aberto o Processo Administrativo nº 23005.004138/2019-51, para apurar responsabilidades em relação ao descumprimento de obrigações contratuais por parte da mesma.
Entendendo toda a complexidade da situação e pensando EXCLUSIVAMENTE NOS ALUNOS DA UFGD de não deixar sequer um dia sem alimentação do RU da UFGD, a REITORIA e as EQUIPES DA PROAE, PRAD e PROAP não mediram esforços para gerar a contratação emergencial (processo nº 23005.011524/2019-08) de uma empresa pelo prazo permitido em lei, que é de até 90 dias, prorrogáveis por mais 90 dias, evitando caos na Universidade, mas também, com o propósito de buscar qualidade na alimentação e satisfação dos alunos e respeitar toda legalidade no processo.
Assim, foi feita a licitação emergencial, processo nº 23005.011524/2019-08, e a nova empresa iniciou as atividades no RU em 30/09/2019. Importante ressaltar aqui, que a empresa antiga tinha uma venda média de 528 refeições/dia na última quinzena de serviços prestados, enquanto que a nova empresa teve, na última quinzena apurada, venda de 14.139 refeições/quinzena. Essa mudança de empresa impactou em 68% a mais da quantidade de refeições servidas/vendidas no Restaurante Universitário, o que pode concluir que a qualidade melhorou.
Visando melhorar os serviços pelo RU e transformá-lo em um restaurante-escola a PROAE iniciou em agosto de 2019 um grupo de estudos para analisar a viabilidade de alteração do modelo de gestão do restaurante. A ideia é envolver toda a comunidade acadêmica e fazer com que todos cursos participem e contribuam com a transformação. Já foram realizadas 7 reuniões e o próximo passo é fazer um Edital de Iniciação Científica para contemplar alunos de graduação para realizarem estudos direcionados a alguns temas chaves que envolvam a alteração do modelo de gestão do restaurante universitário da UFGD.
Portanto, estamos trabalhando para toda a comunidade e o ALUNO é o nosso ator principal, dentro da legalidade e do planejamento.

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