28/11/2023 19:35 Há 7 meses

Roda Gigante na praça segue de acordo com normas técnicas de segurança, afirma Prefeitura



Em nota, a Prefeitura de Dourados afirma que o funcionamento só foi liberado após vistoria do Corpo de Bombeiros e segurança atestada por engenheiro

Após polêmica envolvendo um vídeo que circulou em redes sociais, onde questiona a montagem da estrutura da Roda Gigante, instalada no calçadão da Praça Antônio João, Brilha, a Prefeitura de Dourados divulgou nota à imprensa, no final da tarde de hoje (28), atestando a segurança do brinquedo, uma das principais atrações do Dourados Brilha.

Segundo à nota, o equipamento segue todas as normas técnicas previstas em lei, inclusive com a liberação do Corpo de Bombeiros, após vistoria realizada no sábado (25), data da abertura do evento.

Também mostra o atestado de vistoria assinado pelo engenheiro Nelson Nogueira Quelho, onde afirma que os calços existentes no equipamento tem a finalidade somente de estabilizar e não sustentar o peso da estrutura.

“Atesto ainda que os CALÇOS DE APOIO DAS SAPATAS DO EQUIPAMENTO, servem exclusivamente para apoio da BASE DE AUTONIVELANTE DO EQUIPAMENTO. Ou seja, toda estrutura robusta, de maior peso e densidade, está apoiada e baseada na carreta metálica que sustenta a roda gigante. Tal estrutura é confeccionada atendendo as normas para essa finalidade. Sendo assim, os apoios de calço laterais têm a finalidade de estabilizar e não sustentar a estrutura.”, cita o engenheiro.

Roda Gigante na praça segue de acordo com normas técnicas de segurança, afirma Prefeitura

Por fim, lamenta as divulgações e considera que “pessoas sem autoridade técnica usem a situação para espalhar pânico e medo nas pessoas, ficando clara a intenção política das denúncias”, cita o texto.

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA

Comunicado

A Prefeitura de Dourados informa que a Roda Gigante instalada na Praça Antônio João, uma das atrações principais do Dourados Brilha, está operando dentro das normas técnicas e de segurança previstas na legislação. A estrutura foi vistoriada por uma equipe do Corpo de Bombeiros na tarde do última sábado (25), obtendo a liberação para funcionamento. Tal vistoria foi acompanhada por equipe da prefeitura.

A Roda Gigante opera há anos em outras cidades do Brasil, sempre com a mesma estrutura e observância das regras de segurança.

A segurança é atestada pelo engenheiro Nelson Nogueira Quelho, que assinou a autorização de responsabilidade técnica. A Prefeitura de Dourados tem compromisso com a segurança das pessoas e jamais colocaria em risco os visitantes do Dourados Brilha, colocando uma estrutura dessa magnitude para operar sem um laudo de responsável técnico.

Lamentamos que pessoas sem autoridade técnica usem a situação para espalhar pânico e medo nas pessoas, ficando clara a intenção política das denúncias.

Roda Gigante na praça segue de acordo com normas técnicas de segurança, afirma Prefeitura

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Roda Gigante na praça segue de acordo com normas técnicas de segurança, afirma Prefeitura