19/06/2024 11:00 Há 4 semanas

Reprovação de Lula chega ao maior índice de seus três mandatos; VEJA OS NÚMEROS



Da redação

Resultados da pesquisa Datafolha divulgados nesta terça-feira, 18 de junho, indicam que Lula pode ter interrompido a tendência de queda de popularidade, mas os dados não são tão animadores quanto parecem.

Após uma queda de três pontos percentuais no primeiro trimestre de 2024, a aprovação do governo do petista oscilou positivamente dentro da margem de erro, passando de 35% para 36% desde março.

A reprovação, por sua vez, diminuiu de 33% para 31%. Os brasileiros que avaliam a gestão de Lula como “regular” também oscilaram, indo de 30% para 31%.

Vale ressaltar que a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Qual é a relevância da reprovação de Lula atualmente?

Com um ano e seis meses no poder, a taxa de reprovação do governo de Lula hoje é superior àquelas registradas no mesmo período de seus primeiros dois mandatos. Em 2004, a rejeição ao petista estava em 17%, enquanto em 2009, era de 6%. Essa comparação evidencia o desgaste de Lula em seu terceiro mandato, apesar de manter uma aprovação em empate técnico com o primeiro, quando atingia apenas 35%. No segundo mandato de Lula, com um ano e meio de governo, sua aprovação chegava a quase 70%.

Notícia positiva para Tarcísio e desfavorável para Lula em São Paulo

 

Em uma pesquisa Datafolha divulgada em 30 de maio, a aprovação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apresentou uma oscilação positiva na capital paulista. Ao mesmo tempo, os paulistanos demonstraram uma rejeição cada vez maior a Lula.

A aprovação do petista na cidade de São Paulo caiu de 45% para 35% desde agosto de 2023. Nesse mesmo período, a parcela de paulistanos que consideraram a gestão de Tarcísio como “ótima ou boa” aumentou de 30% para 33%.

O Datafolha entrevistou 1.092 paulistanos presencialmente entre segunda, 27 de maio, e terça, 28. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Reprovação de Lula chega ao maior índice de seus três mandatos; VEJA OS NÚMEROS