07/11/2023 15:33 Há 8 meses

Renato Câmara reivindica construção de faixas elevadas para pedestres em frente a todas as escolas de MS



Deputado Renato Câmara luta pelo trânsito seguro da comunidade estudantil de MS

Através de Indicação apresentada durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o deputado estadual Renato Câmara (MDB), está reivindicando ao Governo do Estado a realização de estudos técnicos visando a instalação de faixas elevadas para pedestres em frente a todas as escolas públicas e particulares do Estado do Mato Grosso do Sul.

A solicitação foi endereçada ao governador Eduardo Riedel, ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística Hélio Peluffo Filho e ao diretor-presidente da AGESUL, Mauro Azambuja Rondon Flores. “Este pleito nos foi encaminhado pela comunidade escolar que solicita a instalação de travessias elevadas para pedestres em frente às escolas, sejam elas públicas ou particulares, nos 79 municípios de MS. Essa medida visa garantir segurança à passagem, sobretudo, dos alunos, nos diversos momentos de circulação. Portanto, seria mais um mecanismo para evitar acidentes”, argumenta o deputado.

Renato Câmara acrescenta que a necessidade de tal medida advém do crescente fluxo de veículos nas proximidades de instituições de ensino e do consequente aumento do risco de acidentes envolvendo a comunidade escolar, incluindo estudantes, profissionais da educação, motoristas, familiares e demais transeuntes. Tais riscos são agravados nos horários de entrada e saída dos alunos, quando se observa um pico no volume de pedestres e veículos automotores.

“A instalação das faixas elevadas, as chamadas travessias elevadas para pedestres é uma medida reconhecida pela sua eficácia em promover a redução da velocidade dos veículos em pontos críticos de circulação, funcionando como um dispositivo de segurança que garante maior visibilidade e prioridade ao trânsito de pedestres, além de favorecer a acessibilidade, especialmente para aqueles com mobilidade reduzida”.

“Diante de todos estes pormenores, e levando em consideração que os tradicionais quebra-molas não têm surtido os efeitos desejados, se faz necessário que se proceda os estudos para avaliar a viabilidade técnica e econômica da implementação desta importante medida de segurança viária. Ressaltamos que o investimento em faixas elevadas em frente às escolas irá contribuir significativamente para a prevenção de acidentes e para a promoção de um ambiente seguro para nossas crianças e jovens, que representam o futuro de nosso Estado”, destacou Renato Câmara, vice-presidente da ALEMS.

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Renato Câmara reivindica construção de faixas elevadas para pedestres em frente a todas as escolas de MS