13/04/2022 11:21 Há 2 meses

PT/MS oficializa professor Tiago Botelho como pré-candidato ao Senado pela legenda



Representante do interior de Mato Grosso do Sul, o pré-candidato pretende atuar na defesa da saúde, da educação, do meio ambiente, da cultura e da juventude e das minorias

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (12/04), em Campo Grande (MS), o professor e advogado Tiago Botelho foi oficialmente anunciado pelo Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul (PT/MS) como pré-candidato da legenda ao Senado nas eleições deste ano.

 

No início de março, o docente havia sido oficializado pelo Diretório Municipal do partido em Dourados como pré-candidato à vaga na Casa de Leis, sendo um dos mais jovens nomes do Brasil já anunciados para a disputa, que ocorre em outubro. Com pouca idade, mas muita bagagem, Tiago tem como principal bandeira a maior representatividade do interior de Mato Grosso do Sul na política.

 

“Deixa eu me apresentar, que eu acabei de chegar, depois que me escutar, você vai lembrar meu nome. É que eu sou dum lugar, onde o céu molha o chão, céu e chão gruda no pé, amarelo, azul e branco”, declamou, em referência à música da dupla Anavitória com a cantora Rita Lee, ao iniciar seu discurso na tarde de ontem. “Sou do interior de Mato Grosso do Sul, onde a vida se conjuga com maior dificuldade. Onde a saúde e a educação chegam mais atrasadas. Onde a cultura não tem acesso, onde o jovem não se vê representado na política”, completou.

 

Professor e coordenador do curso de Direito da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Tiago afirmou acreditar que a política sul-mato-grossense pode ser espaço de homens e de mulheres simples, que acreditam que a educação é instrumento de transformação.

 

“Sou filho de uma mãe professora, que me fez professor. Sou filho de um pai agrônomo que fez reforma agrária. E que acreditam que seu filho pode, como muitos outros filhos de muitas outras mães e outros pais, entrar no Congresso Nacional defendendo o Pantanal, as mulheres, a comunidade LGBTQIA+, os povos indígenas. E, nós, entraremos no Congresso Nacional pela porta da frente”, declarou o pré-candidato.

 

PROJETO

 

Tiago agradeceu pelo trabalho da imprensa e lamentou pelos inúmeros ataques que a categoria vem sofrendo, principalmente por parte do atual governo brasileiro. “Governo do qual a ministra Tereza Cristina faz parte. Não existe democracia sem imprensa livre. E no PT, nós defenderemos vocês”, garantiu.

 

Reconheceu, ainda, o apoio do PT/MS e de legendas que têm incentivado sua pré-candidatura, como o Partido Democrático Trabalhista (PTD), o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), o Partido Verde (PV) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB). “Nosso projeto é um projeto que engloba sonhos de muitos partidos. Agradeço, também, a militância do PT, que, incondicionalmente, me abraçou e disse: é preciso que um jovem entre no Senado Federal”, disse o professor.

 

Além disso, Tiago já expôs uma prévia de como será embasado seu projeto para atuação legislativa no Senado, delineando suas propostas com cinco linhas mestras: defesa da saúde, da educação, da cultura, do meio ambiente e da juventude e das minorias.

 

“Saúde, educação, cultura, minorias e meio ambiente: são defesas imprescindíveis, latentes. Não dá mais para seguir com este governo Bolsonaro, que vem trazendo fome, desemprego, miséria e falta de oportunidade para os jovens. Meu projeto é de vida, contra um projeto de morte”, anunciou.

 

GOVERNO DO ESTADO

 

O professor aproveitou a ocasião para manifestar seu apoio irrestrito à pré-candidata ao governo de MS pelo PT, também anunciada na tarde desta terça-feira. Conhecida por sua militância em causas sociais no estado, a campo-grandense Giselle Marques também é advogada, professora e doutora em Direito Ambiental.

 

“Eu sabia que no momento oportuno, Giselle e eu exerceríamos um papel fenomenal e imprescindível dentro do PT. E chegamos até o dia de hoje, em que nos apresentamos para o melhor projeto de governo que este estado já teve. Giselle está preparada pra exercer o papel de primeira governadora de MS. Vamos rodar este estado e convencer as pessoas que seu projeto é o melhor”, destacou Tiago.

 

CONHEÇA O PRÉ-CANIDATO TIAGO BOTELHO

 

Oficializado como pré-candidato ao Senado pelo PT/MS, o professor e advogado Tiago Botelho tem 38 anos, é ivinhemense criado em Naviraí e radicado em Dourados. Coordenador do curso de Direito da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), é doutor em Direito Socioambiental e militante comprometido junto ao movimento dos Direitos Humanos.

***

 

PARA SABER MAIS SOBRE OS PROJETOS DO PRÉ-CANDIDATO AO SENADO TIAGO BOTELHO (PT/MS):

Instagram: @tiagobotelho

Facebook: tiago.botelho.9216

Twitter: trbotelho

Veja também

Olá, deixe seu comentário para PT/MS oficializa professor Tiago Botelho como pré-candidato ao Senado pela legenda