10/03/2022 18:23 Há 2 anos

PT de Dourados convida professor universitário para concorrer ao Senado



Se pré-candidatura seguir adiante, Tiago Botelho quer representar o interior e lutar pela educação

Professor de Direito da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), o advogado Tiago Botelho deve ser lançado pré-candidato ao Senado pelo PT. Segundo ele, o objetivo é fortalecer a campanha do ex-presidente Lula e do ex-governador Zeca, além de levar um nome que represente o interior de Mato Grosso do Sul ao Congresso Nacional.

O projeto foi confirmado pelo presidente do partido em Dourados, João Carlos. “O PT de Dourados entende que a maior cidade do interior do MS e polo de uma grande região ao sul e fronteiriça precisa contar com uma pré-candidatura ao Senado. Alguém que tenha uma presença mais assídua no diálogo com a população e para defender suas demandas”.

Hoje, o Estado conta com dois senadores que saíram de Campo Grande, Nelsinho Trad (PSD) e Soraya Thronicke (União Brasil), e uma senadora de Três Lagoas, Simone Tebet (MDB), que finaliza o mandato com uma possível candidatura à presidente da República. Botelho tem pela frente o desafio de se estabelecer como o nome do interior e a rejeição ao PT.

Confira abaixo entrevista com o pré-candidato:

TopMídiaNews: Para além de conhecer o interior e os seus problemas, quais seriam as propostas para soluções?

Tiago Botelho: As respostas para os problemas enfrentados pelo sul-mato-grossense devem ser dadas pelos sul-mato-grossense. O objetivo é usar o mandato de senador para ouvir as muitas demandas que não são ouvidas. O senador precisa andar o interior do estado para além da Capital, ouvir e construir soluções com o povo e levar para Brasília.

O convite foi oficializado ontem pelo PT Dourados. A partir de agora, conversarei com vários setores da sociedade, pois a proposta que apresentaremos, em uma possível candidatura ao Senado, será construída coletivamente.

Ninguém aguenta mais projetos que buscam o poder de forma individualizada.  Sou professor universitário e advogado, e tive a oportunidade de crescer com a educação, portanto, nosso projeto terá a educação como objetivo central em nossas lutas em Brasília. O MS precisa de um senador que priorize a educação.

 

PT de Dourados convida professor universitário para concorrer ao SenadoO professor Tiago Botelho e a ex-presidente Dilma Rousseff - Foto: Arquivo Pessoal


TopMídiaNews: E como o PT tem sido recebido no interior? Hoje os três senadores são mais alinhados à direita. O partido conseguiu recuperar a confiança do povo? Mais que isso, em um estado tipicamente conservador, a esquerda tem espaço?

 

Tiago Botelho: O interior de MS sabe que, na época do Lula e do Zeca, a vida por aqui era muito melhor. Por onde andamos, o que se escuta são reclamações do preço da gasolina, da cesta básica, do mercado, da conta de gás, energia e água. Há uma reclamação generalizada do atual governo. O PT conseguiu recuperar a confiança do povo, pois o povo cansou de um projeto de ódio, de fome e de faknews.

E, a esquerda sempre terá espaço, pois é ela que defende o trabalhador, as crianças, o professor, as mulheres, os LGBTQIA+, os agricultores familiares, o meio ambiente, o direito trabalhista, os direitos humanos.

Os três senadores de MS são de direita. Nesta eleição temos a oportunidade de apresentar um novo projeto ao Senado que humanize esse cargo e que traga o povo de MS como prioridade. O senador precisa ir às cidades do interior não apenas quando elas fazem aniversário para postar foto em exposição. É preciso ir além. O Mato Grosso do Sul pode ser um estado melhor, desde que a saída para seus problemas sejam construídas conjuntamente com seu povo no Senado Federal.

A partir de agora [do convite do PT], eu irei dialogar com diversos setores da sociedade para a construção de uma possível pré-candidatura, que será fruto de uma construção coletiva e não um projeto individual de poder. A sociedade não suporta mais projetos de poder individualizados. Ela quer um projeto coletivo de sociedade, pois a vida é coletiva. As pessoas querem ser ouvidas. Elas querem políticos que falem menos e façam mais.

Viabilizando a pré-candidatura e, sendo eleito em 2022, na próxima semana após a eleição, antes de tomar posse, inicio uma caravana por todas as cidades de Mato Grosso do Sul. Quero sentar com o prefeito, presidente da câmara e todos os vereadores para discutir projetos e formas de interiorizar o papel do senador. Serei o senador da educação e do interior de MS.

 

*Reprodução TopMidiaNews

Veja também

Olá, deixe seu comentário para PT de Dourados convida professor universitário para concorrer ao Senado