11/09/2023 14:28 Há 9 meses

Programa de Castração de Cães e Gatos inicia procedimentos em animais selecionados



Lista de convocação das próximas duas semanas foi publicada no Diário Oficial

O Programa de Castração de Cães e Gatos da Prefeitura de Dourados começou, efetivamente, a atender as pessoas que se inscreveram. A partir desta segunda-feira (11), as duas clínicas contratadas através de licitação começam a fazer o procedimento nos animais selecionados. Nesta primeira fase, são 886 vagas que foram distribuídas de acordo com critérios pré-estabelecidos como condição sócio-econômica do tutor e 30% foram reservadas para entidades e associações de proteção aos animais.

Os nomes dos tutores e animais selecionados foram divulgados no Diário Oficial do Município publicado no último dia 31 de agosto (veja abaixo), já com agendamento nas clínicas veterinárias Anjo Animal e AuQmia para as próximas duas semanas. 

O trabalho está sendo acompanhado pela equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que confere a documentação exigida no momento do cadastro e orienta os tutores. A conduta médico-veterinária é de responsabilidade da equipe das clínicas, que faz a avaliação do animal, antes do procedimento. 

Segundo Priscila da Silva, coordenadora do CCZ, os procedimentos seguem até meados de outubro. “Estamos no início do programa de castração, neste primeiro momento direcionado para cães e gatos machos. O procedimento é realizado pelas clínicas e em aproximadamente uma hora o animalzinho é liberado e pode voltar para casa”, afirma.

A coordenadora explica que, caso o tutor não possa levar seu animal na data agendada, existe a possibilidade de reagendamento. “O tutor pode fazer um requerimento no CCZ em até três dias úteis da data agendada e a equipe irá analisar o caso para deferir o pedido e agendar uma nova data ou mesmo indeferir o pedido”, completa.

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Programa de Castração de Cães e Gatos inicia procedimentos em animais selecionados