11/05/2021 07:59 Há 3 anos

Prefeito Alan Guedes firma seu compromisso com a comunidade surda de Dourados e região



“O poder público precisa garantir para as pessoas com deficiência o que elas mais precisam: sua autonomia.” disse Alan Guedes

Por Mariana Rocha

Prefeito Alan Guedes firma seu compromisso com a comunidade surda de Dourados e região
(Prefeito Alan Guedes e Alexandra Mara, responsável pela CIL - Reprodução Prefeitura de Dourados) 

A CIL (Central de Interpretação de Libras) foi reativada em Dourados na segunda-feira 10 de maio de 2021. O projeto foi repassado ao município em dezembro de 2019, antes, fazia parte do Governo do Estado. O atual prefeito da segunda maior cidade do estado de Mato Grosso do Sul recebeu a comunidade surda durante a campanha eleitoral de 2020 e firmou seu compromisso com as demandas, em especial, com a Central de Interpretação de Libras

 

 Após uma série de diálogos entre Semed (Secretaria de Municipal de Educação) e Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social) as Secretárias Ana Paula Benitez  e Elizete Ferreira, respectivamente,  abraçaram a responsabilidade de retomar o projeto.  O prefeito Alan Guedes esteve presente na cerimônia e afirmou que “O poder público precisa garantir para as pessoas com deficiência o que elas mais precisam: sua autonomia.”

 Prefeito Alan Guedes firma seu compromisso com a comunidade surda de Dourados e região

(Da esquerda para direita: Mariana Rocha, Ana Paula Benitez, Elizete Ferreira, Alan Guedes, Alexandra Mara - Reprodução: Prefeitura Municipal de Dourados) 

A partir de agora, a central está funcionando no Complexo Central, onde está localizada a rede de coordenadorias RedeCoor, a casa dos Conselhos e também o Conselho Tutelar, na Rua João Rosa Góes esquina com a Joaquim Teixeira Alves, Nº395, onde era o prédio da “antiga prefeitura de Dourados”. A ideia de disponibilizar um espaço na região central de Dourados é para melhorar o acesso, inclusive, do serviço público, caso necessite da presença de um tradutor de Libras para acompanhar o atendimento.

 

Alexandra Mara Pereira, interprete de libras há 10 anos, agora será a responsável pelo retorno das atividades da CIL, em resposta a equipe de reportagem, disse que este momento era esperado desde 2019 e que a afirmação deste serviço vai mudar a realidade de muitas familias, não só do município de Dourados, mas também de toda a região.

 Prefeito Alan Guedes firma seu compromisso com a comunidade surda de Dourados e região

As Centrais de Interpretação de LIBRAS (CIL) são parte da política desenvolvida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), seu objetivo é promover o acesso das pessoas com deficiência aos serviços públicos com acessibilidade de comunicação em libras. Desde 2012, foram implantadas 37 centrais no Brasil em parcerias com Estados e municípios, que auxiliam o atendimento das pessoas surdas nos serviços públicos, médicos, jurídicos e policiais com intérprete de LIBRAS e traslado.

 

Acesso: O usuário deverá solicitar agendamento com o profissional tradutor e intérprete de Libras, através do telefone 98418-8793/3411-7632 ou por e-mail cildourados@gmail.com

 

 

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Prefeito Alan Guedes firma seu compromisso com a comunidade surda de Dourados e região