29/01/2024 09:41 Há 3 meses

Precisa emitir o novo RG? Sejusp abre agendamentos de fevereiro nesta segunda-feira



A emissão da Carteira de Identidade Nacional somente é obrigatória para pessoas com o RG atual vencido, roubado ou extraviado

A partir desta segunda-feira (29), a população sul-mato-grossense pode agendar a emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional), também conhecida como ‘novo RG’. As vagas disponíveis são para o mês de fevereiro, e a solicitação da primeira via é isenta de taxas.

Até o momento, o Estado já emitiu cerca de 5 mil documentos desde o início do processo, iniciado em 11 de janeiro. No entanto, logo na primeira semana, as vagas para o cadastramento de janeiro foram totalmente preenchidas.

Os interessados devem acessar o site da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), selecionar o posto de identificação mais próximo de seu município, assim como o dia e horário mais conveniente para o agendamento.

O posto de identificação, localizado no Shopping Patio Central, na Rua Marechal Rondon, disponibiliza 198 vagas diárias, de segunda a sexta-feira. Entretanto, há planos para aumentar esse número para até 250 agendamentos por dia.

O que é a CIN?


O documento reúne todos os dados do brasileiro em um só lugar e a partir de agora serão integrados. A nova identidade segue padrões internacionais e possui o código MRZ, mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade.

 

Vale lembrar que a CIN segue sendo impressa em papel-moeda em Mato Grosso do Sul, mas há expectativa que a partir de 2024 a CIN seja impressa em cartão.

Conforme a lei federal, o novo prazo de validade será de cinco anos para crianças de 0 a 12 anos; e de 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos. Para os idosos acima de 60 anos a validade é indeterminada.

Como tirar o novo RG em Mato Grosso do Sul

Precisa emitir o novo RG? Sejusp abre agendamentos de fevereiro nesta segunda-feira

 

 

 

 

*Com informações MidiaMAX 

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Precisa emitir o novo RG? Sejusp abre agendamentos de fevereiro nesta segunda-feira