30/03/2022 09:03 Há 2 anos

Pré-candidato ao senado pelo PT de MS, professor Tiago Botelho pode ser um dos mais jovens a disputar a vaga no Brasil



Representante do interior do estado, ele diz estar preparado para ser o contraponto ao discurso e às práticas da possível candidata apoiada por Bolsonaro à vaga na Casa de Leis

Oficializado no início de março como pré-candidato ao Senado pelo Partido dos Trabalhadores de Dourados, emMato Grosso do Sul, o professor e advogado Tiago Botelho vem chamando atenção pela pouca idade e pela sólida formação política e social. Com 38 anos de idade, o ivinhemense criado em Naviraí e radicado em Dourados –todas cidades do interior de MS – é coordenador do curso de Direito da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), doutor em Direito Socioambiental e militante comprometido junto ao movimento dos Direitos Humanos.

 

Por ser um dos mais jovens na lista de possíveis nomes na disputa ao Senado neste ano, Tiago tem recebido apoio espontâneo por parte de adolescentes e jovens adultos, principalmente, estudantes universitários e secundários, de todo o Brasil. Da mesma forma, se identificam com suas pautas professoras e professores de cursos de Direito de dezenas de instituições, nacionais e internacionais, que, inclusive, recentemente assinaram manifesto de apoio à sua pré-candidatura.

 

Quando questionado sobre quais acredita serem os fatores que movimentam a grande mobilização em torno de sua figura, ele afirma que “a política não pode ser parasitária. Política é local de travessia e de construção de projetos de melhoria do país”. Para o professor, é inaceitável que as pessoas sigam votando apenas nos políticos que seus pais e mães construíram. “Minha geração precisa assumir a política nacional e estadual”, declara.

 

A densidade jurídica e política com que discute pautas nacionais e regionais chamaram a atenção de nomes importantes do cenário acadêmico e político, como Boventura de Souza Santos, Eduardo Moreira, Giselle Cittadino, Carol Proner, Silvio Almeida, Juarez Tavares e vários outros. O único deputado federal do PT de Mato Grosso do Sul, Vander Loubet, afirmou em encontro da sigla que Tiago Botelho é o nome ideal para o momento que o Brasil enfrenta.

 

O Grupo Prerrogativas – coletivo de advogados que tem como foco a defesa do Estado Democrático de Direito –do qual Tiago faz parte, assumiu publicamente a importância de seus membros entrarem na política. MarcoAurélio de Carvalho, coordenador do grupo, destaca que o pluralismo político é a base da democracia. “É chegado o tempo de construirmos novas lideranças aliadas às vivências das lideranças mais experientes. Tiago Botelho possui competência, preparo e representará não apenas o Mato Grosso do Sul no Senado. Suas defesas impactarão positivamente todo o Brasil”, pontua o colega.

 

Seu histórico de militância em Direitos Humanos e em tópicos de grande repercussão, como a defesa do meio ambiente e da educação, também são fatores de atração de apoiadores e de voluntários. Ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos na subseção de Dourados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tiago tem como maior desafio, num futuro próximo, um possível embate com a atual ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que deve sair como candidata ao Senado por MS com apoio do grupo do presidente Jair Bolsonaro.

 

Conhecida no estado pela alcunha de “Menina Veneno”, por sua atuação na defesa e na liberação de defensivospara a produção agrícola nacional, Tereza Cristina deu aval para quase 500 novas substâncias agrotóxicas,somente em 2021. Tiago, no entanto, diz estar preparado para ser o contraponto ao discurso e às práticas da ministra bolsonarista.

 

“Eu represento um projeto de país que deu certo e os brasileiros reconhecem. Lula é o projeto de país mais bem sucedido desde a redemocratização. Ao invés de fake news, falaremos de trabalho digno. Ao invés de armas, apresentaremos projeto de paz. Ao invés de agrotóxicos, falaremos de comida saudável na mesa das famílias. Ao invés de violência doméstica, misoginia e preconceitos, defenderemos a luta pelos direitos das mulheres. Ao invés de racismo e LGBTfobia, lutaremos por projetos de leis que garantam mais direitos e efetividade. Quem representa o projeto de ódio, de morte, de desemprego e de fome do Bolsonaro é a ministra. Fica fácil ser o contraponto a um projeto fraco e antipovo”, conclui o pré-candidato.

 

 

PARA SABER MAIS SOBRE OS PROJETOS DO PRÉ-CANDIDATO AO SENADO TIAGO BOTELHO (PT/MS):

Instagram: @tiagobotelho

Facebook: tiago.botelho.9216

Twitter: trbotelho

 

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Pré-candidato ao senado pelo PT de MS, professor Tiago Botelho pode ser um dos mais jovens a disputar a vaga no Brasil