09/04/2020 16:21 Há 4 anos

Paciente de MS deixa UTI com uso de cloroquina



Equipe médica de Corumbá comemora o tratamento junto ao paciente Foto: Redes Sociais

Paciente de 48 anos da cidade de Corumbá deixou a UTI após fazer o uso da cloroquina, medicamento que divide opiniões no combate ao coronavírus.

Internado na Santa Casa do município, ele aceitou tomar o remédio após indicação do médico Manoel João Costa. Desde o dia 3 ele está na unidade e ontem foi encaminhado para enfermaria, dispensando o uso de ajuda mecânica para respirar.

Ao site Capital do Pantanal, o médico disse que paciente completa cinco dias de tratamento com o uso de cloroquina e azitromicina. Apesar dos medicamentos ainda não possuírem eficácia comprovada cientificamente no combate ao Coronavírus, as drogas estão sendo usados em diversos países para combater o vírus e tem alcançado ótimos resultados.

"O medicamento é testado e aprovado e o paciente autorizou o uso, eu iria esperar pelo o quê?", disse ao site o médico que parabeniza seus colegas de trabalho e afirma precisar encorajar sua equipe todos os dias para vencer essa guerra.

Hoje o paciente completa cinco dias do tratamento com cloroquina e azitromicina, e segundo Dr. Manoel João, se tudo caminhar bem, o homem poderá receber alta no sábado, dia11, para seguir o período de quarentena em casa.

Cloroquina

Apesar de não haver evidências científicas suficientes que comprovem a eficácia para os casos de coronavírus, alguns estudos já apontam resultados promissores com o medicamento. Aqui no Estado o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul e o Hospital Universitário de Campo Grande já trabalham com ensaios clínicos, criando uma base de dados mais consistentes sobre a substância.

Doze municípios do Estado estão recebendo o medicamento cloroquina, que deverá ser usado nos casos mais graves de Covid-19. Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Sidrolândia e Três Lagoas.

Dourados Agora

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Paciente de MS deixa UTI com uso de cloroquina