26/04/2024 14:17 Há 2 meses

Morre aos 51 anos Anderson Leonardo, vocalista do Molejo



Cantor tratava de um câncer inguinal, na virilha

Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira (26), aos 51 anos. O cantor tratava de um câncer inguinal, na virilha, e estava internado na UTI, desde segunda-feira (22).

Na manhã desta sexta-feira, a assessoria de imprensa do grupo havia informado que Anderson teve uma piora no quadro de saúde. O cantor descobriu o câncer em 2022, e desde então iniciou o tratamento.


 

Em 2023, o cantor chegou a anunciar que estava curado, mas em maio deste ano, Anderson precisou retomar o tratamento contra a doença.

Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde segunda-feira, 22, o cantor teve piora do seu quadro de saúde nesta sexta de manhã.

Desde outubro de 2022, o vocalista enfrentava um câncer inguinal.


 

O que é câncer inguinal?


Câncer inguinal, na verdade, não é um tipo específico de câncer, mas pode dizer respeito a diversos quadros cancerígenos que afetam a região inguinal, ou seja, da virilha, segundo o oncologista Carlos Dzik, do Hospital Nove de Julho e líder em oncologia do aparelho urológico da Dasa, em São Paulo.

Segundo o oncologista, o mais comum é que um câncer de regiões próximas, como nos genitais ou na coxa, atinjam a região. “Um câncer de pênis ou de colo de útero, por exemplo, podem se disseminar e aparecer na virilha”, explica.

Apesar disso, o especialista diz que também é possível que um câncer tenha origem direto na região da virilha.

Quais os sintomas de um câncer na região inguinal?


O principal sintoma, de acordo com Dzik, é o surgimento de caroços na região. “Isso não quer dizer, contudo, que um caroço na virilha sempre vai estar relacionado a um câncer. Pelo contrário, é mais frequente que esses caroços estejam ligados a inflamações nas regiões próximas. Para saber ao certo, porém, é importante buscar um médico”, orienta.

Outro sintoma que pode surgir nesse tipo de câncer é o inchaço assimétrico, que afete apenas uma das pernas, descreve o oncologista.

Qual o tratamento de um câncer inguinal?


Depende. “O tratamento varia de acordo com o tipo de câncer e o estágio em que ele se encontra. É possível fazer quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou cirurgias”, exemplifica o especialista.

Apesar disso, o oncologista destaca o uso cada vez mais frequente de imunoterapia no tratamento de carcinomas (um tipo de câncer de pele, como alguns cânceres que afetam o pênis). “Trata-se de um tratamento moderno que consiste na injeção de substâncias que fortalecem o sistema imunológico no combate ao tumor”, explica.

MidiaMax

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Morre aos 51 anos Anderson Leonardo, vocalista do Molejo