Da redação/ A Onça

Uma linda lua cheia, vermelha e até poética. Assim nossas leitoras e leitores descreveram a lua na noite de hoje (2) em Mato Grosso do Sul. Mas o motivo não é tão legal assim. 

De acordo com especialistas da USP (Universidade de São Paulo) o fenômeno não é “lua de sangue” e o astro está assim devido à poluição. 

No bairro Indubrasil, a Ingrid ficou assustada. “Até tirei foto, mas acredito que seja por causa da poluição”, disse ao enviar a foto para nossa reportagem. 

No céu de Aquidauana a lua também chamou a atenção. “Fica bonito só pra tirar foto né?”, questionou a moradora Adriana. 

A explicação é que a coloração avermelhada da Lua pode ser consequência da fumaça das queimadas que estão ocorrendo no nosso Pantanal, Amazônia, Paraguai, Bolívia e norte da Argentina. 

De acordo com as informações os aerossóis gerados pelas queimadas são injetados na troposfera, por volta de 2 a 8 km de altitude, e são transportados pelos ventos até chegar no centro-sul do Brasil e em outros países da América do Sul. O efeito é causado pelo contato entre a luz do Sol (refletida pela Lua) e as partículas de fuligem suspensas na atmosfera.

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Lua vermelha chama atenção no céu de MS, mas o motivo não é bonito