25/03/2024 12:31 Há 4 semanas

Ícone de Mato Grosso do Sul, sucuri Anajulia é morta a tiros em Bonito



Luto na fauna sul-mato-grossense! Documentarista lamenta morte da sucuri, vítima de crime ambiental: "perdi uma amiga", diz Cristian Dimitrius

A fauna sul-mato-grossense está de luto. Batizada de Anajulia, uma enorme sucuri de 6,5 metros foi morta a tiros em Bonito (MS). Famosa, ela estrelou diversos documentários e era um animal com quem o documentarista e vencedor do Emmy Cristian Dimitrius tinha uma ligação sentimental. Infelizmente, a cobra terminou vítima de um grave crime ambiental e teve sua vida arrancada dentro de seu habitat natural.

Neste domingo (24), Cristian revelou que a sucuri foi encontrada morta nas margens do Rio Formoso, em Bonito. “Revoltante!!! Muito revoltante!!!”, lamentou o profissional. Em suas redes sociais, Dimitrius fez um longo desabafo sobre sua trajetória com Anajulia e condenou o crime do qual a serpente foi vítima.

 

“Infelizmente, hoje recebi a notícia de que ela foi morta a tiros e seu corpo encontrado boiando no rio formoso. Que tristeza, que raiva!!!! Quem teria feito um absurdo destes???? Sinto que perdi uma amiga, um membro da família, um ser especial na qual passei muitos momentos especiais juntos. Só digo que isso não vai ficar assim, vamos investigar e ir atrás dessa pessoa. Ela terá que prestar contas a justiça! Justiça para a Anajulia”, disparou Cristian ao anunciar a morte da sucuri.

Ele ainda relembrou sua história com a serpente. “Como muitos sabem, há quase 20 anos filmo sucuris na região de Bonito e nos últimos anos estes encontros se intensificaram a ponto de reconhecermos e até dar nome a algumas fêmeas. Uma delas, batizamos de Anajulia, há cerca de 10 anos, quando estava gravando para a BBC. De lá pra cá, encontrava essa fêmea de cerca de 6,5 metros todos os anos, chegamos até a entender um pouco o seu padrão de comportamento”, relatou o cinegrafista.

Conforme o documentarista, Anajulia era uma celebridade animal e teve uma imagem sua viralizada nas últimas semanas. “Filmei ela acasalando duas vezes… ela ficou bem famosa em uma postagem recente sobre uma nova espécie de sucuri descoberta na amazona, mas filmada em Bonito, e ano passado fiz belas dessa linda sucuri para 2 documentários que ainda vão sair”, recordou Dimitrius.

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Ícone de Mato Grosso do Sul, sucuri Anajulia é morta a tiros em Bonito