A equipe da GM fiscalizou mais 800 estabelecimentos no decorrer do ano passado

Guarda Municipal realizou mais de 5 mil atendimentos referentes à COVID-19 em 2020
Foto: Guarda Municipal

 

 

A Prefeitura de Dourados divulgou o balanço das fiscalizações de aglomerações e cumprimento dos decretos para contenção da Covid-19, em 2020.  Realizadas pela Guarda Municipal e pelas equipes de Fiscais de Postura e Vigilância Sanitária, as ações visam combater e prevenir a propagação da pandemia. Durante todo ano passado a equipe recebeu 15.541 denúncias através dos telefones 199 e 153.

 

Segundo o relatório, especificamente sobre as questões da pandemia da COVID-19, foram 5.085 atendimentos, com 2.743 orientações à população.  “As pessoas ligam para sanarem as dúvidas, principalmente sobre as questões de funcionamento dos comércios, comércios irregulares, aglomerações de pessoas, informações de postos de saúde, etc”, informa o relatório.

 

Quanto às denúncias de aglomeração em residências, o órgão realizou 924 atendimentos. 825 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados e 117 pessoas foram presas comentando crimes após o toque de recolher, sendo 67 qualificadas especificamente por descumprir medidas sanitárias de contenção da pandemia, seja por não respeitar o toque de recolher ou por perturbação do sossego alheio. “Mesmo a Guarda priorizando a orientação e a solução pacífica, mais de 60 pessoas foram presas”, informou o diretor de operações da GM, Sérgio Mondadori.

 

Segundo a comandante, Grazielle Cespedes de Souza Nascimento, em 2021 as ações foram intensificadas após o prefeito, Alan Guedes, assinar o decreto que estabelece novas regras de controle do município. Nesses primeiros 34 dias, a GM já realizou 200 procedimentos de fiscalização da Covid-19.

 

Para o diretor de operações, os dados demonstram o comprometimento da GMD com a sociedade douradense, que não mede esforços e tem empenhado todo seu o efetivo ativo para atender as demandas da população e atuar no combate a pandemia. “A equipe está na linha de frente e não deixa de realizar seu trabalho, seja nas ações do coronavírus, ou em todas as outras demandas. Já foram infectados 32 Guardas Municipais que passaram por todos cuidados médicos”, informou.

 

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Guarda Municipal realizou mais de 5 mil atendimentos referentes à COVID-19 em 2020