Da redação

Uma ação conjunta entre a Guarda Municipal Ambiental (GMA), Polícia Civil e CCZ resgataram alguns animais que estavam em possível situação de abandono, após um vídeo viralizar nas redes sociais, de um homem arrastando um cachorrinho pela via, na região do bairro Cachoeirinha.

Guarda Municipal Ambiental resgata animais em situação de abandono


O vídeo gravado por populares viralizou na noite de sexta-feira (30/01) com a cena do cachorro sendo arrastado. No sábado, policiais civis da DEPAC acionaram a Guarda Municipal Ambiental (GMA) para deslocarem no local dos fatos a fim de tentar localizar o animal e o possível autor.

Durante as rondas no bairro Cachoeirinha a equipe da GMA localizou a casa do autor, um homem de 67 anos. Lá foram encontrados a cadelinha que estava sendo arrastada no vídeo e outro cachorro, ambos estavam muito magros com os ossos aparecendo, não sendo encontrada água ou comida para os animais. Sobre o fato do possível maus tratos ao arrastar o animal a força, o autor entrou diversas vezes em contradições. Primeiro disse que levou a cadela para uma Chácara na Sitioca Campina Verde onde foi doada a uma mulher, depois contou outra história, dizendo que estava ensinando o animal a andar na corrente. Por fim relatou que durante a noite o animalzinho retornou a sua residência. Em um terreno aos fundos os GMs também localizaram um cavalo amarrado no meio do mato.

Guarda Municipal Ambiental resgata animais em situação de abandono

O Centro de Zoonoses foi acionado e funcionários do local recolheram os dois cachorros e um gato para o CCZ e o homem foi encaminhado pela GMA a Delegacia de Polícia Civil para maiores explicações onde pode responder pelo crime de maus tratos.

A Guarda Municipal Ambiental (GMA) foi criada no final de 2019 e durante todo o ano de 2020 realizou mais de 2 mil procedimentos ambientais com o objetivo de preservação da flora e fauna douradense. As equipes da GMA estão todos os dias nas ruas orientando a população para não realizarem queimadas, fiscalizando o corte irregular de árvores, impedindo o descarte de lixo em vias públicas ou em terrenos baldios, assim como fiscalizando qualquer ação irregular ou danosa ao meio ambiente.

As denuncias ambientais podem ser feitas nos telefones da Guarda Municipal, 199 ou 153 que funcionam 24h/dia que uma equipe será encaminhada para verificar a situação.

 

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Guarda Municipal Ambiental resgata animais em situação de abandono