Governo lançará aplicativo com IA para apoiar mulheres vítimas de violência
O governo de Mato Grosso do Sul anunciou, nesta quinta-feira (7), a criação de um aplicativo com tecnologia de inteligência artificial para fortalecer o enfrentamento à violência contra mulheres. A ferramenta integra as ações do Programa Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres (Protege) e deve reunir, em um único espaço, todas as políticas públicas estaduais voltadas ao tema.
O aplicativo, que se chamará Vitória, está em fase de testes e será lançado no próximo dia 27, durante o evento de encerramento da campanha Agosto Lilás. A cerimônia contará com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB) e outras autoridades.
Segundo a secretária de Estado de Cidadania, Viviane Luiza, a novidade contará com uma assistente virtual que responderá perguntas e direcionará as usuárias aos serviços adequados, seja para busca de informações, denúncias ou prevenção. “É a tecnologia a favor da mulher, para que ela entenda onde e como procurar ajuda. Por exemplo, se perguntar ‘quero saber o nome do agressor’, o link a levará diretamente à Sejus Brasil”, explicou.
A proposta também inclui localizar e indicar serviços disponíveis no município em que a vítima estiver, garantindo acesso à informação e apoio independentemente da região.
Durante a apresentação do Protege, o governo reafirmou o compromisso não apenas com o enfrentamento, mas também com a prevenção da violência de gênero. Viviane destacou ainda que, desde 2024, a Lei Maria da Penha prevê penas mais severas, que podem chegar a 40 anos de prisão, e defendeu a ampla divulgação dessas mudanças para desestimular agressores.
Foto: Ketlen Gomes/Campo Grande News
Olá, deixe seu comentário para Governo lançará aplicativo com IA para apoiar mulheres vítimas de violência