11/08/2023 11:04 Há 11 meses

Ginásio Municipal terá acessibilidade e energia gerada por painéis solares



Obras começaram em julho e a expectativa é de que seja devolvido à comunidade esportiva até maio do próximo ano

A obra de adequação e revitalização do Ginásio Municipal de Esportes Ulysses Guimarães ainda está no início, mas as mudanças já aparecem. Desde o início de julho, a empresa JR Obras Serviços e Construções EIRELI-EPP, responsável pelo trabalho, está com equipe no local e a previsão de entrega é em maio do próximo ano. O projeto foi feito pela Semop (Secretaria Municipal de Obras Públicas) e tem investimento de R$ 4,3 milhões do Governo do Estado com contrapartida da Prefeitura de Dourados. 

A primeira parte do trabalho está em andamento e o foco está em adaptar a arena esportiva para as normas de acessibilidade, com rampas em todas as entradas. Internamente, as arquibancadas terão, dos dois lados, espaço reservado para pessoas em cadeiras de rodas e os banheiros para o público, após as reformas, serão também adaptados, assim como os novos vestiários que serão construídos.  

De acordo com a arquiteta Giselle Cazarim, fiscal de obras da Prefeitura de Dourados e que está acompanhando os trabalhos desde o primeiro dia, o projeto prevê conforto para todos os torcedores. “Nosso primeiro desafio era a adequação às normas de acessibilidade, que no Ginásio Municipal era zero. Então teremos um espaço totalmente acessível, desde arquibancadas, sanitários para o público e nos novos vestiários que serão construídos”, explica. 

Ginásio Municipal terá acessibilidade e energia gerada por painéis solares

Ginásio Municipal terá acessibilidade e energia gerada por painéis solaresTodas entradas estão sendo refeitas para atender as normas de acessibilidade (Fotos: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)


Painéis solares e novos vestiários

O projeto de reforma prevê também a adequação das instalações elétricas que serão refeitas em todas as dependências, atendendo as normas de iluminação para competições.

Mais que isso, o Ginásio Municipal será autossustentável, com instalação de painéis solares para gerar a energia que será consumida. “Esse é um cuidado que estamos tendo em todas as grandes obras. Com a implantação de placas para gerar energia, vamos também diminuir consideravelmente os gastos mensais com a concessionária”, afirma Giselle.

O Ginásio Municipal vai ganhar também novos vestiários para atletas. Os atuais serão reformados e vão ser utilizados para sala de enfermagem e outro exclusivo para árbitros. Na área externa serão construídos vestiários mais amplos, com dois ambientes cada e total acessibilidade. “Essa será uma construção nova, um anexo ao ginásio com acesso direto às quadras por baixo do palco”, detalha.

Na área externa também serão feitas melhorias. O estacionamento será todo cercado, ficando mais seguro para atletas e torcedores. A entrada não será mais pela rua Monte Alegre, mas pela rua Joaquim Alves Taveira, com entradas e saídas independentes e com guaritas. “Toda área em volta terá novas calçadas, com piso tátil, preparadas para serem utilizadas para caminhadas pela comunidade e com segurança”, completa.

Ginásio Municipal terá acessibilidade e energia gerada por painéis solaresOs dois lances de arquibancada terão espaço para pessoas em cadeiras de rodas (Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Ginásio Municipal terá acessibilidade e energia gerada por painéis solares