26/09/2019 18:12 Há 5 anos

Esclarecimento do Deputado Estadual Coronel David em relação à Nota de Repúdio do Partido Social Liberal (PSL/MS).

Leia na íntegra nota de esclarecimento do Dep estadual Coronel David

O Deputado Estadual Coronel David (PSL), vem a público por meio de nota, esclarecer a verdade em relação à atitude da direção do PSL - Partido Social Liberal de Mato Grosso do Sul, que expediu e fez circular por meio da imprensa uma Nota de Repúdio contra o parlamentar que aqui se manifesta, onde a direção do partido afirma que a “suposta invasão do celular” (colocando em dúvida a comunicação de crime que foi realizada, isto sem sequer ter havido investigação) teria sido por ele atribuída ao PSL de Campo Grande/MS.

A referida nota traz fatos totalmente divorciados da realidade e, ao invés de repudiar o ato criminoso havido contra um parlamentar da sigla, que teve seu celular invadido por hackers na noite da última terça-feira (24), traz narrativa que, de maneira paradoxal e injustificável, pretende transformar a vítima em algoz, o que muito se lamenta e acaba por demonstrar que algumas pessoas optam por estar do lado de quem fez o mal, e não de quem foi alvo da maldade.

Deve ser rememorado que a prática de tentar transformar a vítima em algoz é procedimento de pessoas que agem de maneira sorrateira, com condutas criminosas, tal como se tem verificado no caso da invasão de celulares de autoridades da República, inclusive Ministros de Estado (como no evento que vitimou o Ministro Sérgio Moro), apenas porque, de alguma maneira, tais personalidades incomodam os adeptos de ações delituosas.

Em nome da verdade, deve ser registrado que o Deputado Coronel David jamais acusou quem quer que fosse, até porque tal atividade caberá às instituições policiais que, após regular investigação, buscarão apontar os responsáveis pela ação criminosa de invasão do celular e disseminação de informações (vídeos e posts) com evidente caráter difamatório e conteúdo falso. Portanto, os fatos levados ao conhecimento das autoridades policiais e dos parlamentares, retratavam simplesmente informações circunstanciais extraídas do contexto a ação criminosa da qual foi vítima, bem como indicando os nomes mencionados e pessoas supostamente vinculadas ao evento (isto pelo fato de terem sido mencionadas no vídeo e nas informações posteriormente obtidas – todas entregues às autoridades policiais), sem realizar nenhuma acusação frontal, até porque tal providência não dispensa a necessidade de investigações minudentes.

Assim, o parlamentar comunicou aos demais parlamentares que havia sido vítima de ações criminosas, bem como relatou as informações que foram extraídas do próprio vídeo difamatório, além de outras que chegaram ao seu conhecimento por intermédio de pessoas conhecidas que, por meio das redes sociais, constataram a disseminação de informações falsas, tanto quanto a invasão do celular do deputado, com a inserção do vídeo que o atacava em seu próprio “status” do aplicativo “WhatsApp”.

Quanto a questão da votação havida na sessão da Assembleia Legislativa, a nota também se distancia da verdade, pois que não houve orientação partidária para que os parlamentares fechassem questão sobre determinado tema ou indicação de homenageados, de maneira que a “patrulha” que se materializa, em momento posterior e com ímpeto oportunista, tentando retirar do parlamentar a liberdade de sua manifestação e voto, é totalmente injustificável e incompatível com o proceder democrático. Se o partido pretendesse adotar uma linha uniforme pela bancada, haveria de ter expedido expressa orientação nesse sentido, fato que nunca ocorreu.

A nota de repúdio, infelizmente, pretende afirmar coisas que não aconteceram, situação lamentável.

De outro lado, sobre a votação da Comenda de Mérito Legislativo concedida ao senhor Delcídio do Amaral (Projeto de Resolução n° 62/2019, de autoria do deputado estadual Neno Razuk - PTB), o parlamentar procedeu voto favorável, juntamente com outros 17 parlamentares presentes em sessão ordinária do dia 24/09/2019, após consultar sua assessoria jurídica e verificar que não havia nenhum processo e condenação ao referido indicado, e levando em conta também que o homenageado teve seu nome aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (que avalia se os projetos apresentados na Casa de Leis cumprem ou não os requisitos para votação em plenário – e poderia ter emitido parecer desfavorável pela conduta do referido homenageado e isso não ocorreu).

Já em relação à posição contrária do partido no concernente a determinadas moções em homenagens, vale registrar, inexistiu orientação nesse viés, descabendo o ataque posterior à postura do parlamentar que atuou, inclusive, atendendo a pedido de colega de parlamento que, por sua vez apoiou a indicação para homenagem ao Presidente Jair Messias Bolsonaro, esta sim sendo uma proposta do Deputado Coronel David que, inclusive, foi o primeiro político do Estado a trazer o então Deputado Bolsonaro para o MS, manifestando desde aquela época seu alinhamento com o atual Presidente da República. Tudo isto que aqui se relata pode ser constatado através de mero esforço de assistir a íntegra da sessão plenária.

Importa lembrar que, após relatar em sessão plenária ter sido vítima de ação criminosa de invasão de dispositivo de informática (celular), na data de 25/09/19, todos os parlamentares se manifestaram em apoio e solidariedade ao Deputado Coronel David, inclusive o Deputado Capitão Contar que ocupou o microfone de apartes patenteando o fato de que apoiaria as investigações pois também era vítima de “fake news”.

A nota, na sanha de atacar o Deputado Coronel David, afirma que ele integrou outras agremiações partidárias (PT do B e PSC) e, apenas posteriormente, migrou para as fileiras do PSL onde supostamente “tem se afastado dos preceitos estabelecidos de trabalhar em prol dos cidadãos brasileiros”, é de se rememorar que os que atacam o Coronel David se esquecem que ele ingressou no PSC juntamente com o Presidente Jair Messias Bolsonaro, isto em 2016, sendo importante lembrar que o Coronel David foi o primeiro a trazer o atual presidente ao MS, bem como migrou para o PSL por solicitação pessoal do Presidente da República.

Sobre ter sido Comandante Geral da PMMS, é parte do currículo do Deputado da qual ele muito se orgulha, pois tratou-se do ápice de uma carreira de honradez e hombridade, característica infelizmente incomuns a certas pessoas que se dedicam apenas na busca da geração de “manchas morais” em desfavor daqueles que não prezam. Imperioso que se aponte o fato de que a ascensão de um militar aos postos de comando da instituição, decorre da própria carreira militar. Mas é de se indagar, usando a pauta de medição dos autores da nota infeliz: será que eles considerariam os Comandantes das Forças Armadas no período do governo do PT como pessoas desonradas e ímprobas? Naturalmente que não, pois tais cargos são exercidos como decorrência natural da carreira.

Mas as narrativas que se afastam da verdade não param por aqui, então, seguindo no esclarecimento, há de ser corrigida a falaciosa (mais uma) informação da malfadada nota, no sentido de que Coronel David não é autor da emenda do Projeto de Lei que “limita a atuação do Ministério Público”, pois a autoria era do Poder Legislativo, e foi assinado pelo Deputado e por outros parlamentares, a fim de que tivesse a possibilidade de tramitação, isto por força de exigência regimental, sendo relevante registrar que o próprio Poder Legislativo manteve com o Ministério Público, diversas reuniões a respeito do tema, sendo certo que tal matéria nem chegou a ser votada pela Assembleia Legislativa, pois houve um entendimento de que o próprio Ministério Público regularia a matéria, o que de fato aconteceu, ou seja, nenhum prejuízo acarretou para a ação ministerial.

Retificando novamente mais uma informação da nota, o referido projeto intitulado pelo PSL/MS como “Lei da Mordaça”, não é um Projeto de Lei, e sim um Projeto de Resolução de n° 014/2019, que no dia 4 de setembro passado, foi apreciado em primeira votação (que aprecia apenas a sua constitucionalidade), sendo que nessa data o Deputado Coronel David esteve ausente (situação justificada pois, por por volta das 11 horas da manhã, informou em plenário ao presidente da Casa de Leis, Deputado Paulo Corrêa, que tinha agenda no Poder Executivo), o que pode ser perfeitamente conferido por qualquer cidadão no canal de vídeos Youtube da Assembleia Legislativa de MS. Merece destaque o fato de que o mérito do projeto ainda será apreciado em plenário, quando todos poderão verificar a posição de cada parlamentar.

Na aludida data (04/09/19), o parlamentar esteve na Secretaria de Governo para participar de uma reunião com o Secretário de Estado Eduardo Riedel, com o Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, Coronel PM Waldir Ribeiro Acosta e com o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, Coronel BM Joílson Alves do Amaral, para tratar de assuntos ligados à Segurança Pública, em favor qual atua há mais de 30 anos à serviço da sociedade.

Sendo assim, a nota emitida pelo PSL é lamentável, como já se disse, ao invés de se pronunciar solidariamente, condenando a atitude de criminosos (como fizeram todos os Deputados, inclusive o Deputado Capitão Contar), tenta ofender a honra e a postura do Deputado Coronel David, que sempre pautou suas ações na ética e na seriedade em prol do Estado Mato Grosso do Sul.

É entristecedora a conduta dos membros da diretoria do partido, de insinuar que Coronel David vai contra os ideais da sigla, visto que ele foi um precursor ao reestruturar, reorganizar, e formar bases do PSL em MS, sempre atuando na defesa das bandeiras do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, o que possibilitou a eleição daqueles que agora o apedrejam.

Para encerrar, resta o registro de que jamais o Deputado Coronel David atacou a Senadora Soraya Thronike, bastando que as pessoas assistam as entrevistas disponibilizadas no You Tube para constatar que a referida parlamentar, esta sim, vem tecendo ásperas críticas ao parlamentar deste Estado, demonstrando claramente sua intenção de causar desgaste em sua imagem, conforme farto material já coletado. A Senadora coloca-se na condição de vítima, mas não é capaz de apontar sequer um ataque. A nota alega que o Deputado se esquiva do diálogo, mas omite que o retiraram, sem razão plausível, das executivas do partido, mesmo tendo sido o Deputado Estadual que obteve o segundo lugar dentre os mais votados.

Por final, reedificada a verdade dos fatos, o Deputado Coronel David aguardará serenamente a ação da polícia na investigação dos fatos, destacando que reconhece o direito de todos de tecerem críticas à sua pessoa e ao seu mandato, todavia rejeita a distorção dos acontecimentos, “fake News”, vídeos difamatórios e, sobretudo, ações criminosas, contra as quais sempre lutou em sua carreira policial militar, afirmando que seguirá firme no intento de afastar de sua trajetória todos os criminosos com os quais se defrontar ou que ousarem atravessar sua caminhada.

Campo Grande, 26 de setembro de 2019.

Coronel David (PSL/MS)
Deputado Estadual