Da redação

Primeiro lote de vacinas Coronavac chegou na manhã desta segunda-feira; Doses serão aplicadas prioritariamente em indígenas, profissionais da saúde que estão na linha de frente da Covid e idosos

Dourados começa  hoje vacinação histórica contra o coronavíru

A prefeitura de Dourados começa na manhã desta terça-feira (19), de forma simbólica, a vacinação contra a Covid-19. Às 11h a solenidade será nos posto de saúde da Vila Índio, onde serão imunizados profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente contra a Covid-19.

A solenidade contará com a presença de profissionais da saúde e do prefeito Alan Guedes, que faz questão de acompanhar o início dos trabalhos na cidade e, inclusive, esteve no Centro Municipal de Imunização para receber o primeiro lote de vacinas que chegou em Dourados na manhã de hoje. Logo depois a equipe seguirá para o Lar do Idoso de Dourados.

Segundo o secretário de Saúde de Dourados, Frederico de Oliveira Weissinger, o município recebeu no primeiro lote cerca de 29 mil doses da vacina Coronovac, fabricada pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantã, de São Paulo. As doses serão suficientes para imunizar cerca de 14,5 mil pessoas, levando em consideração que são necessárias duas doses para um melhor desempenho do imunizante. A segunda dose será dentro de 28 dias.

A recomendação técnica do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde é que a prioridade, nesse momento, sejam indígenas acima de 18 anos, profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente contra a Covid e idosos institucionalizados, aqueles que estão em abrigos ou asilos.

Na quarta-feira (20), a campanha de vacinação seguirá o planejamento definido pela equipe de Saúde. As doses destinadas aos indígenas serão repassadas ao DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) que cuidará da logística e aplicação das doses.

 

Vacina

 

O laboratório chinês Sinovac disse, nesta segunda-feira (18), que o estudo clínico da Coronavac realizado no Brasil mostrou que o imunizante foi até 20% mais eficaz em um pequeno subgrupo de pacientes que receberam a segunda dose com um intervalo maior da primeira.

Dourados começa  hoje vacinação histórica contra o coronavíru

A taxa de proteção para 1.394 voluntários que receberam doses da Coronavac ou um placebo com intervalo de três semanas entre elas foi de quase 70%, disse um porta-voz da Sinovac.

Pesquisadores do Instituto Butantan disseram, na semana passada, que a eficácia geral da vacina foi de 50,4% com base nos resultados dos testes em um grupo de 9 mil voluntários que receberam as doses com intervalo de 14 dias entre elas. O instituto também disse que a vacina foi 78% eficaz na prevenção de casos leves da Covid-19 e 100% em evitar quadros moderados e graves.

Dourados começa  hoje vacinação histórica contra o coronavíru

 

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Dourados começa hoje vacinação histórica contra o coronavírus