Curso de Direito da UFGD tem o melhor desempenho dos estudantes e superou a média nacional entre as instituições federais
O curso de Direito da UFGD foi o segundo melhor avaliado no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, Enade, em Mato Grosso do Sul. A prova foi composta por questões de Formação Geral e de Componente Específico ao curso.
Nas questões de formação geral, a média dos estudantes da UFGD foi de 62,3, enquanto os estudantes de Direito da região obtiveram média de 47,8 e no Brasil a média foi de 49,4. Nas questões de componente específico, a média dos estudantes da UFGD foi de 45,9 enquanto os acadêmicos de Direito do Brasil obtiveram média de 38,9 e na região uma média de 37,4.
“O sucesso do Bacharelado em Direito da UFGD na Prova do Enade demonstra que professores, alunos e técnicos estão construindo um curso democrático, público, gratuito, plural, de qualidade e socialmente referenciado. Tal resultado é muito importante, pois exalta o ensino superior público e mostra para a sociedade a relevância da UFGD na formação jurídica. Os dados oficiais do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior concluem que o curso de Direito da UFGD possui seu diferencial tanto ao que diz respeito à formação geral quanto à formação específica”, avalia o coordenador do curso de Direito, professor Tiago Botelho.
Estudantes cobram mais docentes efetivos, um prédio para a biblioteca e mais eventos educacionais para o curso. Um alerta para a importância de mais investimentos federais.
ENADE
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma prova aplicada para os estudantes do primeiro e do último ano do curso de graduação. Seu objetivo é verificar se os estudantes estão aprendendo o conteúdo.
A prova também busca avaliar se os formandos desenvolveram competências e habilidades necessárias para exercer a profissão, e qual o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
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