Da redação

Segundo alguns cientistas, alguns lugares do mundo, entre eles cidades e estados do Brasil, apresentam sinais que podem ter atingido a chamada imunidade coletiva ou de rebanho contro o novo coronavírus.

A imunidade coletiva é alcançada quando o vírus não se propagar entre as pessoas com força porque não existe um número de pessoas vulneráveis em número suficiente para sustentar uma pandemia.

Por exemplo, algumas cidades como São Paulo, Manaus e Rio de Janeiro, não voltaram a apresentar um número de casos diários crescente há mais de um mês. No mundo, Nova York, Londres e Mumbai são exemplos.

O padrão observado nestas cidade em nada surpreende a biomatemática portuguesa Gabriela Gomes, da Universidade de Strathclyde, na Escócia. Ela é uma das líderes do grupo de epidemiologistas que, desde março, defende que o limiar da imunidade coletiva para o Sars-CoV-2 é de cerca de 20% — e não de 70%, como indicavam os modelos tradicionais.

A portuguesa afirma que o limiar não é o mesmo para todos os lugadores do mundo e que existem variantes. Principalmente, em países grandes, como o Brasil e os Estados Unidos.

 

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Brasil pode ter atingido imunidade coletiva contra a Covid-19