06/05/2021 06:50 Há 3 anos

Apaefs de Dourados participa da Copa do Brasil de Futsal pela segunda vez, com apoio da Fundesporte



Foto: Hélio Lima

A Associação de Pais e Atletas da Escolinha de Futsal (Apaefs), de Dourados, participa pelo segundo ano consecutivo da Copa do Brasil de Futsal, que chega à quinta edição em 2021. A equipe conta com o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

 

A estreia douradense na competição acontece nesta quinta-feira (06), contra a Associação Campo Mourão Futsal, do Paraná, confronto de ida da primeira fase. A partida será às 19 horas (horário de MS), no Ginásio de Esportes do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), em Dourados.

 

O jogo da volta está marcado para 15 de maio, às 19 horas (horário de MS), na Arena da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Campo Mourão (PR), a mais de 450 quilômetros da capital estadual Curitiba (PR). Quem passar, enfrenta, na segunda fase, o vencedor do duelo entre Juventude AG, de Mato Grosso do Sul, e Associação de Futsal de Umuarama (AFSU), do Paraná.

 

A Apaefs, que garantiu o título do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futsal – Divisão Especial 2019, é o único clube participante de competições de todas as categorias organizadas pela Federação de Futebol de Salão de Mato Grosso do Sul (FFSMS). A agremiação da Cidade Modelo é conhecida por apostar na formação de jovens jogadores, que compõem a maior parte do plantel para a disputa da Copa do Brasil.

 

“Não é de hoje que a Apaefs vem realizando um grande trabalho em Dourados, que investe em jovens jogadores e acredita na formação de talentos. Tenho certeza que agora na Copa do Brasil a equipe vai se doar em quadra para muito bem representar Mato Grosso do Sul mais uma vez”, enfatiza o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

 

A 5ª Copa do Brasil é organizada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e terá duração de aproximadamente quatro meses. Ao todo, participam 30 clubes, de 16 estados, com disputas em cinco fases, no sistema “mata-mata” (eliminatório), em partidas de ida e volta. De acordo com o regulamento, só avança à próxima etapa a equipe que vencer as duas partidas (ida e volta) ou ganhar o primeiro duelo e empatar o segundo. O saldo de gols não é levado em consideração e não há vantagem na prorrogação.

 

De acordo com a CBFS, terminando empatada a partida no tempo normal, e na prorrogação, a disputa irá para os pênaltis. A ordem dos jogos da primeira fase é mediante sorteio e nas demais fases a equipe com melhor índice técnico geral faz o segundo jogo em casa.

 

Mais MS na Copa do Brasil

 

Também apoiado pelo Governo do Estado, o Juventude AG será mais um representante sul-mato-grossense na Copa do Brasil. O clube douradense chega à competição nacional após ser semifinalista na Taça Brasil de Futsal 2020 e ser confirmado entre os integrantes da Liga Nacional de Futsal. 

 

A equipe da segunda maior cidade do estado enfrenta o Umuarama Futsal, às 19 horas (horário de MS), no sábado (8), também no Ginásio de Esportes da Unigran, em Dourados. Segundo a CBFS, por conta da pandemia, a Copa não terá presença de público nos ginásios e seguirá protocolos de biossegurança. Todos os atletas, membros da comissão técnica e demais envolvidos no certame passam por testes para a Covid-19 antes das partidas.

 

O campeão da Copa do Brasil assegura vaga na Supercopa Magnus de Futsal com os campeões da Taça Brasil e da Liga Nacional e disputam uma vaga na Copa Libertadores.

 

Da Redação

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Apaefs de Dourados participa da Copa do Brasil de Futsal pela segunda vez, com apoio da Fundesporte