05/12/2022 10:57 Há 2 anos

Alunos do Colégio UNIGRAN levam prêmios em Feira de Ciência e Tecnologia de Dourados



Os estudantes participam do Projeto De olho no Futuro, da Aceleradora Inova UNIGRAN

Os alunos do Colégio UNIGRAN que participam do Projeto ‘De olho no Futuro’, parceria do curso de Engenharia Mecânica e da Aceleradora Inova UNIGRAN, fizeram sucesso na Feira de Ciência e Tecnologia da Grande Dourados – Fecigran – e conquistaram cinco prêmios. Além disso, um dos projetos foi indicado para ser apresentado em uma mostra internacional em 2023.

A Inova levou cinco projetos para a Feira, que foram o Viridi Domo, dos alunos Giovana Nascimento Cortez, Laryssa Ayumi Shinzato Shiroma e Maria Eduarda da Silva Freitas; Robô Anansi (Hexápode), de Ana Carolina Martins Capilé, Flávia Naomi Ito e Ludiwick dos Santos Peixoto; Robô de Salvamento, de Karen Galindo Ribeiro e Isabella Andriele Cardos; Filamentos de impressão 3D reciclados a partir de copos plásticos descartáveis, de Mário Eidi Akatsuka e Paulo Guilherme Schnaufer; e Pulseira SOS, de Lorena Alves Barbosa, Juliana Ferreira Rodrigues e Giovana Caloni Araújo Monge.

A diretora da Aceleradora, Simone Nihues, explicou que todos os alunos que participaram são da 1ª e 2ª série do Colégio UNIGRAN. O projeto, que começou no 2º semestre de 2022, tem o objetivo iniciar o estudante na pesquisa e estimular o desenvolvimento de projetos inovadores.

“Nos sentimos orgulhosos em contribuir com a formação desses alunos. Esta premiação é fruto de trabalho em equipe e dedicação”, comentou a diretora. Simone ainda destacou que o projeto ‘Filamentos para Impressora 3D’ ficou em 1º lugar na categoria Ciências Agrárias e Engenharias e foi selecionado para ser apresentado na Mostra Internacional de Tecnologia – Mostratec 2023.

Os criadores do projeto, Paulo e Mário, explicaram que o trabalho consistia em reciclar copos de plástico, normalmente usados para milkshakes, feito de polipropileno, o transformando em filamentos para impressora 3D. “O pessoal só compra e joga fora. Você não guardou um copo de milk-shake. Ele é muito desperdiçado em todo lugar. Então, a gente resolveu pegar ele e o transformar em Filamento de Impressora 3D, que é um negócio mais caro, com isso, a gente estava, basicamente, revalorizando aquele plástico”, comentou Paulo.

Eles apontaram que não haviam finalizado todo o experimento, já que um dos objetivos era colorir o filamento usando o pigmento da amora, por isso estavam inseguros em apresentar o projeto, mas foram surpreendidos.

“A gente queria ganhar quando iniciou o projeto, mas na hora que fomos apresentar e percebemos que não havíamos concluído nenhuma etapa do teste, nós achamos que iríamos perder”, lembrou Mário. “Mas nós fomos seguindo, recebendo o feedback dos professores que estavam avaliando. Então, começamos a reanimar e ter mais esperanças e graças a Deus conseguimos o 1º lugar”, completou Paulo.

Outro destaque da Feira, foi o robô Anansi, que é um artrópode para auxiliar no resgate, principalmente de vítimas de desabamento. A representante do grupo, Ana Carolina Martins Capilé, contou que foi uma experiência indescritível.

“Foi incrível! Mesmo que tenhamos ficado em 3º lugar, ganhar o prêmio significa que todos os esforços que colocamos no robô valeram a pena”, finalizou Ana.

Alunos do Colégio UNIGRAN levam prêmios em Feira de Ciência e Tecnologia de Dourados

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Alunos do Colégio UNIGRAN levam prêmios em Feira de Ciência e Tecnologia de Dourados