Da redação: Ibrape divulga pesquisa de intenção de voto a prefeito em Dourados

O Ibrape (Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública) publicou a primeira pesquisa de intenção de voto a prefeito de Dourados. As eleições municipais acontecem em menos de um mês, no próximo dia 15 de novembro.

A disputa está polarizada entre os candidatos José Carlos Barbosa, o Barbosinha (DEM), e Alan Guedes (PP). Os dois aparecem bem na frente dos outros cinco concorrentes ao cargo de prefeito.


No entanto, entre os dois, a diferença é de apenas oito pontos percentuais, conforme a pesquisa registrada no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), sob o número 01465-2020.


Foram ouvidos 400 eleitores com idade igual e superior a 16 anos, nos dias 13, 14 e 15 de outubro. A margem de erro é de quatro pontos, para um intervalo de confiança de 95%.


Estimulada

Alan Guedes sobe na pesquisa e está tecnicamente empatado com o primeiro colocado

Na pergunta estimulada, aquela em que é apresentado um disco com os nomes de todos os candidatos a prefeito de Dourados, Barbosinha aparece com 29% e Alan Guedes 21%.


Como a diferença entre os dois candidatos é de apenas oito pontos e a margem de erro é de quatro pontos, o Ibrape diz que Barbosinha e Alan podem estar tecnicamente empatados no limite da margem de erro.
Ou seja, Barbosinha oscila entre 33% e 25%, enquanto Alan Guedes oscila entre 17% e 25%.

Já os candidatos Racib Harb (Republicanos) e Wilson Matos (PTB) estão com 5% cada um, seguidos de João Carlos, o Joca (PT), com 4%. Em seguida, Mauro Thronicke (PSL) aparece com 2% e Jeferson Bezerra (PMN) tem 1%.


Brancos e nulos somam 13% e os indecisos, que não sabem em quem votar no dia 15 de novembro, 20%.


Rejeição

Alan Guedes sobe na pesquisa e está tecnicamente empatado com o primeiro colocado

O candidato Barbosinha é o mais rejeitado entre os sete candidatos a prefeito de Dourados este ano. De acordo com os números do Ibrape, ele tem 33% de rejeição.


Na pergunta em que o eleitor deve responder em quem não votaria de jeito nenhum, os candidatos Jeferson Bezerra e Alan Guedes têm 12% cada.
Depois está Wilson Matos, com 10%, enquanto Mauro Thronicke e João Carlos (Joca) são rejeitados por 9% dos entrevistados. E Racib Harb tem 8% de rejeição.


Outros 19% não citaram qualquer nome. O Ibrape esclarece que a soma desta pergunta ultrapassa 100% devido as múltiplas respostas, já que um mesmo eleitor poderia citar um nome ou mais.


Espontânea

Alan Guedes sobe na pesquisa e está tecnicamente empatado com o primeiro colocado

O Ibrape também quis saber, de forma espontânea, em quem o entrevistado votaria para prefeito de Dourados se a eleição fosse hoje (no dia da entrevista).


Barbosinha tem 18%, seguido de Alan Guedes com 8%, Racib Harb com 3%, Wilson Matos com 2%. João Carlos (Joca) e Mauro Thronicke estão com 1% cada. O candidato Jeferson Bezerra não atingiu 1% das citações.
O Ibrape ressalta que se destaca nesta pergunta o percentual de pessoas ainda indecisas ou que desejam anular ou deixar o voto em branco: 67%.

 

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Alan Guedes sobe na pesquisa e está tecnicamente empatado com o primeiro colocado