Candidato do PP é o mais jovem entre os concorrentes da prefeitura de Dourados, segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul

Mariana Rocha


Na quinta-feira, dia 12 de novembro, as entidades Sindicais da cidade de Dourados promoveram o único debate eleitoral entre os prefeitáveis. Estavam presentes Alan Guedes (PP), José Carlos Barbosa, o Barbosinha (DEM), Jeferson Bezerra (PMN), João Carlos, o Joca (PT), Racib Harb (Republicanos) e Wilson Matos (PTB). O único que não participou foi o candidato do PSL, Mauro Thronicke Rodrigues.

Os debates eleitorais são peças fundamentais no fortalecimento da democracia, pois, através deles a população tem a chance de conhecer mais e melhor os candidatos que se colocam na disputa para administrar as mais de 5 mil cidades brasileiras. Em Dourados, não foi diferente, o debate realizado na quinta-feira, certamente contribuirá para uma votação mais consciente no próximo domingo, dia 15 de novembro.

Alan Guedes  é destaque no debate eleitoral promovido em Dourados

Entidades sindicais que representam os trabalhadores em educação do setor público no município de Dourados-MS, ADUEMS/DOURADOS-MS, a ADUF/DOURADOS-MS e o SIMTED/DOURADOS-MS realizam debate com os candidatos à Prefeitura de Dourados nas Eleições Municipais 2020. Candidatos a vice e advogados, também foram convidados.

 Educação e saúde foram, de longe, os assuntos mais questionados, discutidos e cobrados pela população que acompanhou a transmissão ao vivo no Facebook e Youtube do SIMTED. Além da ausência do candidato do PSL, Mauro Tronicke, Lourdes Quilombola (PT) vice de Joca também não esteve presente, Valdenir Machado (PSDB), vice da chapa do DEM só chegou na reta final do debate.

Educação, cultura, saneamento básico e saúde foram os assuntos que permearam as perguntas feitas aos candidatos. O candidato mais jovem, com 34 anos, Alan Guedes, foi destaque no debate. Calma, propriedade, dados e evidências marcaram as falas do candidato da chapa Respeito por Dourados. Alan Guedes pontuou a importância de unir forças universitárias da cidade de Dourados e valorizar o capital intelectual da cidade.  

 

Wilson Matos, do PTB, também fez uma participação marcante, mostrando propriedade e visão distinta sobre o tema da sustentabilidade, educação e a vida dos cidadãos e cidadãs indígenas de Dourados. Barbosinha (DEM) fez uma participação tecnicista e manteve sua conhecida cordialidade, em defesa do governador Reinaldo Azambuja (PSDB)

Racib Harb, candidato do Republicanos, se posicionou antagonicamente à algumas contextualizações feitas nas perguntas selecionadas e apresentadas pela organização do evento. Jeferson Bezerra, candidato pelo PMN, fez falas eloquentes, se valendo de um discurso acalorado e de poucos dados.  João Carlos, o Joca do Partido dos Trabalhadores, saiu em defesa das universidades públicas, da autonomia universitária e dos governos do PT.


O debate esquentou quando o candidato José Carlos Barbosa, o Barbosinha (DEM), representante da maior coligação das eleições douradenses, saiu em defesa do governo do Estado, em relação a gestão orçamentária de saúde.  Após a fala do candidato Alan Guedes, onde ele responsabilizou a ausência da gestão estadual na saúde, Barbosinha (DEM) atacou o candidato Alan Guedes (PP) e o acusou de não ter atuado satisfatóriamente na câmara de vereadores, enquanto presidente da casa. A assessoria jurídica de Alan Guedes contestou o ataque nominal, pediu e ganhou direito de resposta de um minuto.

Alan Guedes do PP afirmou ser presidente da Câmara e não dono do Legislativo e completou: “A base parlamentar da prefeita, que praticamente toda apoia a candidatura do democrata, barrou, entre outras coisas, o requerimento da minha colega Daniela Hall para convocar a prefeita a explicar desmandos e falhas da Funsaud”.  


Após as considerações finais, os candidatos foram convidados a assinar a Carta Compromisso do SIMTED, com propostas para a educação pública municipal. Alan Guedes, Jeferson Bezerra, João Carlos Joca, Racib Harb e Wilson Matos assinaram. O candidato Barbosinha foi o único dos presentes que não assinou o documento elaborado pela categoria de trabalhadores(as) em educação.

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Alan Guedes é destaque no debate eleitoral promovido em Dourados