01/04/2023 12:56 um ano atrás

1º de abril: conheça a origem do Dia da Mentira



Da redação

O dia 1º de abril é conhecido no mundo todo como o "Dia da Mentira". Nessa data, as pessoas costumam pregar peças em amigos, familiares e até mesmo na mídia, espalhando notícias falsas e brincadeiras divertidas. Mas você sabe qual é a origem dessa tradição?

Existem várias teorias sobre a origem do 1º de abril como o dia da mentira. Uma das mais aceitas diz que a brincadeira começou na França, em 1564, quando o rei Carlos IX decidiu mudar o calendário e adotar o calendário gregoriano. Até então, o ano novo era comemorado em 25 de março e as festas duravam uma semana, terminando em 1º de abril.

Com a mudança, o ano novo passou a ser comemorado em 1º de janeiro, mas muitas pessoas resistiram à mudança e continuaram a comemorar o ano novo no dia 1º de abril. Os que adotaram o novo calendário solicitaram a ridicularizar e pregar peças nos resistentes, enviando presentes estranhos e convites falsos para festas que não existiam.

A tradição se seguiu pelo mundo e até hoje é comum as pessoas pregar peças no Dia da Mentira. Mas é importante lembrar que as brincadeiras devem ser feitas de forma saudável e sem prejudicar ninguém. Afinal, o que vale é a diversão e a descontração entre amigos e familiares.

Veja também

Olá, deixe seu comentário para 1º de abril: conheça a origem do Dia da Mentira